Demissão de secretário no Ceará após evento com atores seminus é ‘censura’ e ‘preconceito’, diz coletivo

Integrantes do grupo Erotic Circus Show emitiram nota de repúdio contra a exoneração do secretário de Cultura do Eusébio, Léo Abreu, afastado do cargo após exibição de um evento com atores seminus com apoio da prefeitura. Os produtores denunciam “censura” e “preconceito” na decisão do gestor e criticaram “as informações deturpadas sobre a apresentação do espetáculo na tentativa de nos desqualificar” a performance, “gerando comentários ofensivos e criminosos”.

Produtores de evento que resultou na demissão de secretário denunciam censura — Foto: Allan Lira/Divulgação

Para o prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves (PR), houve “deturpações graves” que acabaram “ferindo a ética, os princípios religiosos e moral”. “Assumo totalmente o controle da Secretaria de Cultura para investigar o porquê de ter acontecido isso”, disse o gestor.

“Nosso coletivo é contra qualquer forma de censura, LGBTfobia, racismo e qualquer outro tipo de preconceito, e declara também total apoio à diversidade e à produção do evento”, afirma o Erotic Circus Show, em nota.

O grupo se apresentou no sábado (18) como parte da programação da 20ª Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo da cidade da Região Metropolitana de Fortaleza. Com classificação indicativa de 18 anos, trechos do espetáculo viralizaram nas redes sociais por ter cenas dos atores seminus.

O conselheiro da Secretaria da Cultura de Eusébio, Ciro Brasil, faltou organização no evento para controlar a entrada do público e barrar pessoas com menos de 18 anos. “Faltou pessoas ficarem do lado de fora, é um lugar público [local onde ocorreu o evento], faltou intervenção da produção. É um evento para maiores de 18 anos, é preciso ter censura para maiores de 18 anos e faltou a orientação de muitas pessoas”, disse Ciro Brasil.

Com a repercussão, o prefeito do município, Acilon Gonçalves, afastou o secretário Léo Abreu. O anúncio foi feito por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, nesse domingo (19). Em nota o prefeito afirmou repudiar “todas as pessoas que tenham participado dessa deturpação grave e irei, nos próximos dias, buscar investigar como tudo isso chegou a acontecer para que novas medidas sejam tomadas”.

“A Secretaria de Cultura teria que ter o domínio pleno de tudo que fosse acontecer neste evento. Por isso, não tenho outra opção, outra saída, que não seja, neste momento, estar exonerando o secretário de Cultura do município do Eusébio e assumindo, de agora em diante, o controle total e irrestrito, de todos os eventos de qualquer secretaria que envolva presença de público.”

Confira a nota do Erotic Circus Show na íntegra:

Nós, integrantes do elenco do Erotic Circus Show, viemos publicamente, por meio desta nota, manifestar total repúdio e indignação contra a medida tomada pelo prefeito da cidade de Eusébio, ao exonerar o Secretário de Cultura da Cidade, Léo Abreu, e estendemos nossa postura aos portais de notícias e suas redes sociais que publicaram informações deturpadas sobre a apresentação do espetáculo, na tentativa de nos desqualificar enquanto artistas, gerando comentários ofensivos e criminosos de moradores da cidade e seguidores das redes.

A apresentação do Erotic foi realizada na madrugada do último sábado (18), dentro da programação da 20ª Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo, após seleção via edital. O show estava programado para às 23h59 do dia 17, mas foi iniciado por volta de 1h da manhã e teve sua classificação indicativa recomendada para maiores de 18 anos.

A Convenção ocorreu entre os dias 12 e 18 de janeiro na cidade de Eusébio, região metropolitana de Fortaleza, e contou com mais de 80 ações em sua programação, incluindo espetáculos, oficinas, roda de conversas e shows de artistas locais, nacionais e internacionais. A extensa programação contemplou o público infantil, jovem e adulto, seguindo as leis referentes aos horários e classificações, também oferecendo, exclusivamente as noites temáticas: Noite Preta, Noite Feminina e Noite LGBTQI+. O evento trouxe aproximadamente 400 pessoas de todo o país, contando também com participantes de outros países, movimentou a economia da cidade e fortaleceu as práticas artísticas e culturais no município.

Nosso coletivo é contra qualquer forma de censura, LGBTfobia, racismo e qualquer outro tipo de preconceito, e declara também total apoio à diversidade e à produção do evento.

Integrantes do espetáculo Erotic Circus Show

Fonte: G1 – CE

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: