O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) indeferiu o pedido de registro de candidatura do ex-vereador Antonio Farias de Sousa, o Aonde É. Após renunciar seu mandato em 2015, quando estava sendo investigado pelo Ministério Público, o ex-parlamentar tentou voltar à Câmara Municipal no pleito deste ano, mas teve a solicitação negada com base na Lei da Ficha Limpa.
Em situação semelhante a de Aonde É, o ex-vereador Leonelzinho Alencar também realizou pedido de candidatura, no entanto, teve sua solicitação aceita e está apto a concorrer a uma vaga na Câmara de Fortaleza. Candidato pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS), Leonelzinho renunciou seu mandato em 2015, quando estava afastado da Casa por ordem judicial e era investigado por desvio de recursos públicos.
O Ministério Público Eleitoral do Ceará (MPCE) tinha ingressado com duas ações para impugnar a candidatura dos dois ex-parlamentares. O promotor de Justiça da 118ª Zona Eleitoral, Ricardo Memória, justificou a medida com base na “Lei da Inelegibilidade”. A reportagem entrou em contato com o órgão para saber se as partes recorreram da decisão, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
Aonde É tinha solicitado o registro de candidatura pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). O ex-vereador renunciou ao mandato no dia 7 de maio do ano passado após denúncias de corrupção de desvios de verba parlamentar. A renúncia ocorreu dias antes do julgamento do processo administrativo que tramitava contra ele na Câmara Municipal.
Já Leonelzinho Alencar tenta voltar para a Câmara após renunciar ao mandato quando estava afastado da Casa por ordem judicial e era investigado por membros do Ministério Público Estadual. O ex-vereador foi acusado de cometer alguns crimes, dentre eles o de se apropriar de dinheiro que assessores do seu gabinete recebiam da Câmara, como pagamento mensal de seus serviços.
99% das candidaturas já foram julgados
O TRE-CE já julgou 99% dos pedidos de registro dos candidatos que concorrerão aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador na Capital. Dos 1.129 pedidos aceitos no Sistema Cand, apenas 14 ainda estão sendo analisados, referentes às vagas remanescentes.
Os 8 candidatos ao cargo de prefeito – e os 8 ao cargo de vice-prefeito –foram deferidos. Já em relação aos vereadores, 37 candidatos, 4 com recurso, foram indeferidos, sendo que um deles já foi julgado pela Corte do tribunal.
Dos 1.099 pedidos deferidos ao cargo de vereador em Fortaleza, 2 estão com recursos a serem julgados pelo TRE. Em todas as zonas eleitorais do Ceará, mais da metade dos 14.748 pedidos de registros estão julgados. Deste total, 7.091 foram deferidos (14 com recurso) e 197 indeferidos (31 com recurso). Houve ainda 149 renúncias de candidatos.
Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
- Subprocurador pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por golpe de estado - 23 de novembro de 2024
- Fortaleza empata com Fluminense em jogo movimentado no Maracanã pela 34ª rodada do brasileirão - 23 de novembro de 2024
- Prefeitura de Caucaia e governo do Ceará iniciam distribuição do vale-gás na próxima segunda (25) - 22 de novembro de 2024