Morreu na manhã de ontem, 29, o padre Manoel de Castro Ferreira – conhecido como padre Ferreirinha. O religioso, que foi vítima de uma pneumonia, estava internado no Hospital São Mateus há dois meses, segundo Geilson Cajuí – agente de pastoral da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio.
Natural de Petrolina (PE), padre Ferreirinha teve forte atuação na vida religiosa do Ceará. Foi professor e coordenador pedagógico do Colégio Salesiano, em Juazeiro do Norte; vice-pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade; diretor substituto do Centro Educacional Dom Lustosa; pároco das Paróquias São Pio XI e Nossa Senhora do Patrocínio. O velório e a missa de corpo presente foram realizados ontem na Igreja de Santa Edwiges, na avenida Presidente Castelo Branco (mais conhecida como Leste-Oeste) – templo religioso projetado e executado pelo padre Ferreirinha.
De acordo com Geilson Cajuí, o sacerdote havia deixado os serviços da igreja no início de 2013 e, desde então, estava atuando apenas como pároco emérito da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio – onde realizou trabalhos por mais de três décadas.
“Ele havia pedido o afastamento, mas continuou acompanhando os fiéis e o trabalho religioso desenvolvido pela igreja. Foi o idealizador e construiu a Igreja de Santa Edwiges. Era o sonho de vida dele. Era um exemplo de ser humano, quem o procurava sempre recebia uma solução ou uma palavra amiga. Ele ajudava todas as pessoas que o procuravam, além de ter ajudado na minha educação e na minha formação. Vai fazer falta para a cidade”, afirmou Geilson.
Padre Ferreirinha teve sua ordenação sacerdotal em 4 de fevereiro de 1968. Ele permaneceu nas funções religiosas até o fim de 2012, quando anunciou a aposentadoria por motivos de saúde. Na época, ele já contava com 80 anos de idade.
O afastamento do padre Ferreirinha causou tristeza em muitos fiéis. Ele era conhecido por suas missas rápidas e pelo trabalho em prol da população mais carente.
Saiba mais
Histórico pastoral
1968 a 1969: professor e coordenador pedagógico do Colégio Salesiano, em Juazeiro do Norte-CE.
1970 a 1972: vice-pároco da paróquia de Nossa Senhora da Piedade.
1973: diretor Substituto do Centro Educacional Dom Lustosa e pároco da Paróquia São Pio XI, em Fortaleza.
30/12/1974: pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio – Fortaleza;
4/6/1979: recebeu o título de Cidadão de Fortaleza.
Fonte: O POVO
- Ceará garante vaga na Série A de 2025 com empate e ajuda dos resultados da rodada - 24 de novembro de 2024
- Prefeito eleito de Choró se entrega à polícia após operação do MP-CE - 24 de novembro de 2024
- Subprocurador pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por golpe de estado - 23 de novembro de 2024