Cerimônia aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasil, na manhã desta sexta-feira (9)
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou os nomes de cinco ministros do futuro governo, na manhã desta sexta-feira (9). A cerimônia aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília.
Lula informou que deve anunciar nas próximas semanas nomes de mais ministros. Mulheres e negros também deve integrar as pastas, afirmou o presidente eleito. “Quando a transição terminar, vamos apresentar para a sociedade brasileira o que encontramos como resultado do atual governo. Vamos mostrar como está o Brasil área por área, sem pirotecnia”, disse o presidente eleito.
Ministros de Lula (ordem alfabética):
Casa Civil: Rui Costa, governador da Bahia;
Defesa: José Múcio Monteiro, ex-deputado e ex-ministro do Tribunal de Contas da União;
Fazenda: Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação;
Justiça: Flávio Dino, ex-governador do Maranhão e senador eleito;
Relações Exteriores: Mauro Vieira, diplomata e ex-chanceler.
Na coletiva de imprensa, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin fez um balanço dos trabalhos do Gabinete de Transição, que reuniu 32 grupos técnicos, mais o Conselho de Participação Social e o Conselho Político. “Os relatórios terão um diagnóstico de cada área, alertas para os primeiros meses do governo, emergências orçamentárias, sugestões de revogações, propostas de estrutura e ações prioritárias”, explicou Alckmin.
Fernando Haddad
Fernando Haddad, que já era apontado para o ministério desde a vitória do petista nas eleições, foi ministro da Educação durante as gestões de Lula e Dilma Rousseff, entre 2005 e 2012.
Em 2016, ele também disputou a reeleição na prefeitura da capital paulista. Em 2018, Haddad se candidatou à Presidência da República. Neste ano, o novo ministro manifestou interesse no Governo de São Paulo, sendo derrotado nas urnas.
Flávio Dino
Ex-governador Maranhão e senador eleito pelo estado, Flávio Dino assume o novo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Dino, que já foi juiz federal, deputado federal e presidente da Embratur, é um dos nomes mais elogiados por Lula entre os que conquistaram mandato.
José Múcio Monteiro
O objetivo da nomeação de Múcio é auxiliar na articulação entre Defesa, Congresso Nacional e Executivo antes mesmo da posse, marcada para acontecer em janeiro de 2023.
Vale lembrar que o posto do Ministério da Defesa vem sendo ocupado por militares desde o governo de Michel Temer (2016 a 2019). De 2007 a 2009, Múcio foi ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais no governo Lula. Anos depois, o ministro foi alçado ao TCU. José Múcio Monteiro também atuou como deputado federal por Pernambuco por cinco mandatos.
Mauro Vieira
Ex-ministro das Relações Exteriores do governo Dilma, atual embaixador do Brasil na Croácia e ex-embaixador na Argentina e nos Estados Unidos, Mauro Vieira foi escolhido para comandar novamente a pasta do Itamaraty no mandato de Lula.
Rui Costa
Atual governador da Bahia com mandato até 31 de dezembro, o petista Rui Costa assume a Casa Civil, pasta que auxilia o presidente em suas atribuições e coordena a integração entre os ministérios. Costa é um dos principais aliados e articuladores de Lula.
Fonte: https://gcmais.com.br/
- Subprocurador pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por golpe de estado - 23 de novembro de 2024
- Fortaleza empata com Fluminense em jogo movimentado no Maracanã pela 34ª rodada do brasileirão - 23 de novembro de 2024
- Prefeitura de Caucaia e governo do Ceará iniciam distribuição do vale-gás na próxima segunda (25) - 22 de novembro de 2024