Eleições 2024

Pesquisa mostra mais medo da volta de Bolsonaro que da reeleição de Lula

Levantamento da Genial/Quaest revela percepção dos eleitores para 2026

(Crédito: AFP e Ed Alves/CB/DA Press)

Uma nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (4), revela que os eleitores brasileiros têm mais receio de um possível retorno de Jair Bolsonaro (PL) à presidência do que de uma eventual reeleição do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O levantamento ouviu 2.004 brasileiros, com 16 anos ou mais, entre os dias 27 e 31 de março.

Quando questionados sobre “o que dá mais medo hoje: Lula continuar ou Bolsonaro voltar?”, 44% dos entrevistados apontaram que a volta de Bolsonaro seria mais temida, enquanto 41% afirmaram ter mais medo da continuidade do governo Lula. Outros 15% não souberam ou não quiseram responder. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos, o que configura um empate técnico.

Lula venceria todos os adversários em 2026

Apesar da polarização e da queda em sua aprovação, a pesquisa mostrou que Lula venceria as eleições de 2026 em todos os cenários simulados de segundo turno. O petista se sairia vitorioso mesmo contra nomes de destaque da direita e do bolsonarismo, como Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, Ratinho Júnior, Romeu Zema, Ronaldo Caiado e Pablo Marçal.

Confira os principais cenários de segundo turno simulados:

  • Lula (44%) x Jair Bolsonaro (40%)

  • Lula (44%) x Michelle Bolsonaro (38%)

  • Lula (43%) x Tarcísio de Freitas (37%)

  • Lula (42%) x Ratinho Júnior (35%)

  • Lula (45%) x Eduardo Bolsonaro (34%)

  • Lula (43%) x Romeu Zema (31%)

  • Lula (44%) x Ronaldo Caiado (30%)

Rejeição ao governo Lula atinge 56%

Mesmo liderando em todos os cenários eleitorais, a popularidade de Lula registra seu pior desempenho desde o início do mandato. Segundo o levantamento, 56% da população desaprova a gestão do presidente, enquanto 41% ainda aprovam. Outros 3% não souberam responder.

Esse índice de rejeição indica um cenário desafiador para o governo, que precisará reconquistar a confiança de parte do eleitorado para manter a vantagem nas próximas disputas eleitorais. A pesquisa completa está disponível no site da Genial/Quaest.

Com informações do Correio Brasiliense

Zeudir Queiroz