É a primeira pesquisa que inclui um cenário em que Marina Silva é o possível nome do PSB no lugar do ex-governador Eduardo Campos
Na primeira pesquisa desde a morte do candidato Eduardo Campos, o Datafolha aponta a candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff com 36% das intenções de votos para o primeiro turno da eleição. A substituta de Campos, Marina Silva (PSB) vem em seguida, com 21%, e Aécio Neves (PSDB), com 20%. Pastor Everaldo (PSC), aparece com 3% das intenções de voto.
O percentual de entrevistados que disseram não saber em quem votar ou que não responderam foi de 9%. Brancos e nulos somam 8%.
No levantamento anterior do Datafolha, realizado nos dias 15 e 16 de julho e divulgado no dia 17, Dilma tinha 36%, Aécio, 20%, e Eduardo Campos, 8%.
Na pesquisa espontânea, onde os pesquisados apresentam seu candidato sem que nenhum nome seja proposto pelo pesquisador, Dilma tem 24% das intenções. Neste cenário, Aécio aparece em segundo com 11%, e Marina fica com 5%.
Na simulação de segundo turno, Marina venceria Dilma. Na simulação feita pelo Datafolha, a ex-senadora aparece com 47% e Dilma com 43%, num eventual segundo turno. O instituto não pesquisou um cenário entre Marina e Aécio. No cenário entre Dilma e Aécio, a petista tem 47%, e o tucano, 39%.
A pesquisa do Datafolha aconteceu em 176 municípios do país entre 14 e 15 de agosto. No total, 2.843 eleitores foram ouvidos.
A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Fonte: Cnews
- Quixeramobim retoma recorde com maior queijo coalho do mundo pesando 2.304 kg - 3 de dezembro de 2024
- Ceará sob alerta de chuvas: 43 municípios devem registrar precipitações - 3 de dezembro de 2024
- Governo do Ceará certifica 40 municípios com o Selo Município Verde - 1 de dezembro de 2024