
Um laudo da Polícia Federal anexado ontem a uma das investigações sobre a construtora Odebrecht na Operação Lava Jato identificou pagamentos de R$ 975 mil ao Instituto FHC, do ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso.
É a primeira vez que são divulgados valores de doações da Odebrecht ao instituto do ex-presidente, que mantém as finanças da instituição sob sigilo.
O laudo, porém, não diz se há suspeitas de irregularidades nesses pagamentos da construtora, cujo presidente Marcelo Odebrecht se encontra preso. Não há detalhes sobre os pagamentos.
De acordo com o documento, foi levada em conta para o levantamento das informações a quebra de sigilo da Odebrecht entre 2004 e 2014. O documento aponta a ocorrência de doações mensais de R$ 75 mil entre dezembro de 2011 e dezembro de 2012.
O laudo classifica as transferências ao instituto como “pagamentos a ex-agentes políticos”. Além disso, a PF encontrou troca de e-mails entre funcionária do instituto e um representante da Braskem negociando a contratação de FHC para uma palestra, que acabou sendo cancelada.
Fonte: http://www.opovo.com.br/
- Francilena Guerra: compromisso com a luta popular e renovação no PT de Caucaia - 19 de maio de 2025
- Rodrigo Otarola, ícone da música romântica brasileira, morre aos 79 anos - 19 de maio de 2025
- Chapa “ACI a + de 100” lança campanha com festa e apoio do Sindjorce - 19 de maio de 2025