Eleições 2024

Filme brasileiro “ainda estou aqui” recebe três Indicações ao Oscar

Foto: Reprodução da web

O cinema nacional alcançou um feito histórico nesta quinta-feira (23), com o filme “Ainda Estou Aqui” sendo indicado a três categorias no Oscar 2025. Pela primeira vez, o Brasil concorre à principal categoria da premiação, Melhor Filme, além de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres.

Um marco para o cinema brasileiro

Embora o Brasil já tenha sido indicado em edições anteriores, nunca conquistou uma estatueta. Este ano, a expectativa está alta, especialmente após Fernanda Torres vencer o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Filme Dramático, por sua atuação na obra dirigida por Walter Salles.

As disputas

Apesar das conquistas, o filme não é considerado favorito. Na categoria Melhor Atriz, Fernanda Torres disputa com grandes nomes, como Demi Moore, pela atuação em “A Substância”, e Karla Sofía Gascón, estrela de “Emília Perez”, um dos filmes mais indicados na premiação.

“Acho que as favoritas ainda são Demi Moore e Karla Sofía Gascón, mas a campanha da Fernanda tem sido forte. Quem sabe?”, avalia Isabella Faria, crítica de cinema e votante do Globo de Ouro.

Um Filme com forte  teor político

O longa brasileiro aborda temas políticos e sociais que ressoam globalmente, o que pode ser um diferencial, especialmente na categoria Melhor Filme Internacional. Críticos como Fabiana Lima acreditam que o contexto político do filme pode atrair atenção em um momento em que governos de extrema-direita são amplamente debatidos.

“Discutir política é algo que o Oscar tem explorado mais recentemente, e isso pode jogar a favor do filme brasileiro”, destaca Fabiana Lima.

Favoritos nas categorias

Segundo o site especializado Gold Derby, os favoritos ao Oscar são o filme “Emília Perez”, para Melhor Filme Internacional, e “O Brutalista”, para Melhor Filme. Ainda assim, a participação do Brasil no Oscar é vista como um grande marco e motivo de celebração.

Com o Brasil no centro das atenções, a torcida para que “Ainda Estou Aqui” traga a tão sonhada estatueta ao país só cresce, colocando o cinema nacional em um patamar de maior destaque no cenário internacional.

Com informações de O Estado CE

Zeudir Queiroz