O ex-deputado federal Francisco Almeida de Lima, conhecido como Almeidinha de Jesus, foi condenado pela Justiça Federal pelo crime de improbidade administrativa.
Ele era acusado de envolvimento no “escândalo das sanguessugas” ou “máfia das ambulâncias”.
O juiz Júlio Rodrigues Coelho Neto, da 18ª Vara Federal da Seção Judiciária do Ceará, julgou parcialmente procedentes os pedidos do procurador da República Ricardo Magalhães de Mendonça, autor da ação.
O réu deverá pagar R$ 10.647,60 por danos causados ao patrimônio e multa civil de R$ 20 mil. O ex-deputado também teve suspensão dos direitos políticos pelos próximos oito anos, além da proibição de contratar com o Poder Público pelo mesmo período.
Almeidinha de Jesus ainda poderá entrar com recurso contra a sentença.
Em 2006, o escândalo das sanguessugas ganhou repercussão nacional após ser desvendado o esquema de desvio de dinheiro público destinado à compra de ambulâncias.
Faziam parte da quadrilha os ex-deputados Ronivon Santiago e Carlos Rodrigues.
No Ceará, Francisco Almeida de Lima foi acusado de receber propina do grupo Vedoin como favorecimento na escolha da empresa que iria fornecer ambulâncias para a Prefeitura de Ibiapina, município localizado a 360 km de Fortaleza. O pagamento era realizado através de depósitos e transferências bancárias.
Do Cnews
- Mutirão “Cadastro Único Vai Até Você” leva inclusão social às comunidades de Caucaia - 2 de abril de 2025
- Irmãos separados há mais de 40 anos se reencontram de forma surpreendente em Blumenau - 2 de abril de 2025
- Caucaia: Mercado das Malvinas passa a se chamar Mercado Sebastião Peixoto de Oliveira - 2 de abril de 2025