A ex-presidente Dilma Rousseff vai comandar o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), mais conhecido como Banco dos Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A sede da instituição fica em Xangai, na China. O governo Lula pediu a renúncia do diplomata Marcos Troyjo, atual presidente da instituição indicado por Bolsonaro. O diplomata foi convidado para a equipe do governador de São Paulo Tarcísio de Freitas.
Dilma no Brics
Criado em 2014, durante a 6ª Cúpula dos Brics, o NBD tem o objetivo de financiar obras para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países que compõem o colegiado de economias emergentes.
Lula irá para Pequim na segunda quinzena de março e a expectativa é de que leve Dilma com ele na viagem. Segundo informações do jornal Estadão, a indicação da ex-presidente para comandar o NDB já conta com a aprovação de todos os integrantes dos Brics.
Atualmente a instituição financeira tem uma carteira que soma US$ 32,8 bilhões financiados em 96 projetos pelo mundo. A meta, segundo relatório divulgado banco, pelo é investir mais cerca de US$ 30 bilhões até 2026.
Fonte: https://gcmais.com.br/
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024