Deputados estaduais criticaram, na sessão de ontem, o reforço na fiscalização por parte da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para coibir o transporte de romeiros a bordo de “pau de arara” ou caçambas de caminhões rumo a Juazeiro do Norte, na tradicional Romaria de Finados. “Nunca vi a Agência Nacional de Transportes trabalhar de maneira tão ativa. A blitze quis claramente usar de autoridade para perseguir pessoas pobres que estão em busca de uma graça”, relatou Dr. Santana (PT), ex-prefeito da cidade.
A ANTT afirma que o veículo pau de arara não garante a segurança dos passageiros, pois não é regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Santana cobrou explicações da ANTT para o que chamou de “ação que não serviu para orientar e sim para reprimir”. “Imagine o sofrimento que é para crianças, idosos e doentes terem que descer do carro e seguir a pé. Isso é no mínimo revoltante”.
A deputada Fernanda Pessoa (PR) pediu sensibilidade ao Governo do Estado. “Venho ao plenário para me unir ao povo de Juazeiro, à Comissão da Pastoral das Romarias de Juazeiro do Norte, que vem lutando para garantir a liberdade dos romeiros nordestinos de continuar utilizando veículo de carga, com segurança, para participar das celebrações de fé”, disse a autora do projeto aprovado na Assembleia que denomina Juazeiro do Norte de Capital das Romarias.
“Para eles, o transporte público não é suficiente para atender toda a demanda, portanto cabe ao governo do Estado disponibilizar mais transporte público aos romeiros. Isso sim diminuiria o tráfego irregular”, opinou.
Intervenção
Danniel Oliveira (PMDB) disse ter recebido inúmeras ligações telefônicas de lideranças da cidade de Juazeiro e também dos arredores, pedindo intervenção do parlamentar. “Eu fui contagiado com o pavor que aquelas pessoas relataram”, destacou o deputado peemedebista.
Ele chegou a citar o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), defendendo que o órgão trabalhe, mas sem “perseguir” os romeiros. “O que houve foi uma verdadeira perseguição à fé daquelas pessoas que ao chegarem em Juazeiro movimentam a economia local”, salientou.
Santana corrigiu o colega e contou ter ido ao local, ainda no sábado, e constatou que a blitze era da ANTT, e não do Detran, como muitos haviam relatado. O parlamentar alegou que a ação parecia ocorrer por “algum tipo de divergência”. “Eles se valiam da autoridade para perseguir pessoas pobres que saem de suas cidades em busca da solução de seus problemas ou para agradecer por graças alcançadas”.
Dr. Santana afirmou que a maioria dos romeiros que utilizam pau de arara é formada por agricultores pobres. “Devemos permitir a sua expressão de fé, da mesma forma que se permitem as peregrinações a bordo de motos, que são perigosas do mesmo jeito”. Audic Mota (PMDB) classificou a ação como tendenciosa e não corriqueira. “Só serviu para causar prejuízo aos festejos”, avaliou.
Fonte: Diário do Nordeste
- Subprocurador pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por golpe de estado - 23 de novembro de 2024
- Fortaleza empata com Fluminense em jogo movimentado no Maracanã pela 34ª rodada do brasileirão - 23 de novembro de 2024
- Prefeitura de Caucaia e governo do Ceará iniciam distribuição do vale-gás na próxima segunda (25) - 22 de novembro de 2024