Ciro entra com ação para solicitar inelegibilidade de Bolsonaro

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Ciro Gomes (PDT) entrou, nesta sexta-feira (19), com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que solicita a inelegibilidade da candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição. O pedetista questiona a postura de Bolsonaro durante uma reunião com embaixadores. No evento, o presidente do Brasil teceu críticas sobre o processo eleitoral brasileiro, sem mostrar nenhuma prova.

Ciro solicita inelegibilidade Bolsonaro

O pedido de ação foi encaminhado pela equipe jurídica de Ciro Gomes ao TSE e solicita a cassação do registro de Bolsonaro ou do diploma (em caso de reeleição). A campanha do candidato do PDT alega que existe uma estratégia de “desequilibrar a disputa eleitoral”, prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Mauro Campbell, ficou encarregado pelo caso. Segundo a equipe de Ciro, Bolsonaro se aproveitou a reunião com embaixadores para discursar com finalidade eleitoral. Por esse motivo, entraram com uma ação de investigação judicial eleitoral (Aije). “Isso porque o ataque à Justiça Eleitoral e ao sistema eletrônico de votação faz parte da sua estratégia de campanha eleitoral, de modo que há nítida veiculação de atos abusivos em desfavor da integridade do sistema eleitoral, através de fake news, o que consubstancia-se em um fato de extrema gravidade, apto a ser apurado na ambiência desta ação”, declararam os advogados do pedetista. Bolsonaro declarou, durante a reunião com embaixadores, que as urnas preenchiam automaticamente o voto no PT nas eleições 2018. Alegou, ainda, que o sistema eleitoral brasileiro não permite acompanhar a apuração dos votos e que não é possível a realização de auditoria. Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: