CineSesc discute conflitos territoriais na Mostra ‘Territórios Hostis’

A programação gratuita e aberta ao público conta com filmes nacionais e estrangeiros

Rio de Janeiro, 2 de abril – Durante o mês de abril, o CineSesc promove a segunda mostra temática desse ano, ‘Territórios Hostis’. Os filmes selecionados para essa etapa, “Martírio”, “Era o Hotel Cambridge”, “Futuro Perfeito” e “Fátima”, discutirão os conflitos gerados a partir da questão territorial, como as desigualdades sociais, a ganância por lucros, a especulação imobiliária, o desrespeito por populações tradicionais e históricas e os despossuídos de terra e origem (refugiados).

“A principal marca do CineSesc é o foco no cinema independente. Os filmes que participam da mostra têm muitas dificuldades para fazer de parte do circuito comercial, e até, quando conseguem entrar em exibição ficam restritos a uma ou duas salas nas maiores capitais brasileiras. Promover o acesso de um público mais amplo à esses conteúdos é o nosso desafio e uma de nossas tarefas mais importantes,”explica Marco Aurélio Fialho, analista de Audiovisual do Departamento Nacional do Sesc.

A programação evidencia que os conflitos territoriais não são apenas um fenômeno brasileiro. A mostra apresenta filmes de outros países, como é o caso de “Futuro perfeito”, que trata da desterritorialização ao contar a história de uma adolescente chinesa que tenta sobreviver na Argentina sem conhecer o idioma local. Outro exemplo é o vencedor do César 2016 – o mais importante prêmio do cinema francês – “Fátima” que traz uma discussão muito atual: dos imigrantes refugiados, com foco nas mulheres muçulmanas e suas questões culturais em confronto com a cultura europeia, mais especificamente da França.

Entre as obras brasileiras selecionadas está o premiado “Era o Hotel Cambridge” (melhor filme na 40º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2016 e melhor filme/melhor montagem/Prêmio da Crítica no Festival Internacional do Rio de Janeiro 2016) que funde realidade e ficção, misturando personagens reais e enxertando nessa realidade atores e tramas ficcionais.  Já o filme ”Martírio”, considerado um dos mais importantes do cinema brasileiro, é um documento raro, minucioso e preciso sobre a questão indígena no Brasil, tendo como foco a etnia Guarani Kaiowá. Apesar de centrado em uma única etnia, o filme consegue abranger os problemas dos povos indígenas como um todo.

Até o fim desse ano, o CineSesc levará ao público mais seis mostras temáticas: “Terror Giallo Italiano”, “Corpos Elétricos”, “Arte e seu Enleio”, “Hong Sang-Soo”, “A História de Três Américas”, “A Família vai Bem, Obrigado”.

Sobre o CineSesc

O CineSesc é um dos maiores circuitos de exibição de filmes no país. Com mais de uma década de existência, a iniciativa promove a circulação, difusão e o acesso a produções cinematográficas nacionais e internacionais. Apresenta obras com formas narrativas impactantes e que trazem reflexões sobre relevantes questões sociais, sempre alinhadas com os princípios sociais que movem a Instituição, incentivando o debate em torno do cinema brasileiro e internacional, comercial ou independente, em um eixo educativo, artístico e cultural. Nessa perspectiva, o projeto propõe um recorte temático, com filmes que abordam assuntos sociais relevantes.  Anualmente, o CineSesc licencia filmes que são exibidos nas unidades da Instituição durante 2 anos. O acervo passa por 250 municípios, em 27 estados brasileiros. Em mais de uma década, cerca de 3 milhões de pessoas foram beneficiadas pela iniciativa.

Programação Mostra Temática ‘Territórios Hostis’

“Martírio”

Origem: Brasil

Ano de produção: 2016

Duração: 160 Min

Classificação: 12 Anos

Direção: Vincent Carelli, Ernesto De Carvalho, Tita

Sinopse

Análise da violência sofrida pelo grupo Guarani Kaiowá, uma das maiores populações indígenas do Brasil nos dias de hoje, que habita as terras do Centro-Oeste brasileiro entrando constantemente em conflito com as forças de repressão e opressão organizadas pelos latifundiários, pecuaristas e fazendeiros locais, que desejam exterminar os índios e tomar as terras para si.

“Era o Hotel Cambridge”

Origem: Brasil

Ano de produção: 2016

Duração: 99 Min

Classificação: 12 Anos

Direção: Eliane Caffé

Elenco: José Dumont, Carmen Silva,

Isam Ahmed Issa

Sinopse

Refugiados recém-chegados ao Brasil dividem com um grupo de sem-teto um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Além da tensão diária causada pela ameaça de despejo, os novos moradores do prédio terão que lidar com seus dramas pessoais e aprender a conviver com pessoas que, apesar de diferentes, enfrentam juntas a vida nas ruas.

“Futuro Perfeito”

Origem: Argentina

Ano de produção: 2016

Duração: 65 Min

Classificação: Livre

Direção: Nele Wohlatz

Elenco: Nahuel Perez Biscayart,

Xiaobin Zhang, Saroj Kumar Malik

Sinopse

Xiaobin, uma jovem chinesa de 17 anos, está perdida em um mundo novo. Após se mudar para a Argentina sem falar nenhuma palavra em espanhol, ela busca um rumo para seu futuro. Poucos dias depois de sua chegada, novos caminhos já se traçavam: tinha um novo nome, Beatriz, e um emprego em um supermercado chinês. Ao se matricular em uma escola de línguas, a jovem vai aos poucos aprendendo novas palavras, ao mesmo tempo em que seu futuro é delineado.

“Fátima”

Origem: França | Canadá

Ano de produção: 2015

Duração: 79 Min

Classificação: 10 Anos

Direção: Philippe Faucon

Elenco: Soria Zeroual, Zita Hanrot,

Kenza Noah Aïche

Sinopse

Fátima cria sozinha as duas filhas: Souad, de 15 anos, adolescente rebelde; e Nesrine, de 18 anos, começando os estudos de Medicina. Não fala bem francês, o que frustra sua comunicação com as filhas, mas ainda assim elas são a razão para a mãe seguir em frente. Um dia, em seu emprego como empregada doméstica, ela cai de uma escada. Convalescendo, escreve em árabe tudo o que nunca conseguiu dizer às filhas em francês.

Fonte:  CDN Comunicação
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: