Principais notícias de Caucaia, Grande Jurema, Fortaleza, Maracanaú, Sobral, Ceará, Brasil e do Mundo. Últimas notícias dos municípios cearenses. O primeiro portal de notícias de Caucaia que tem como compromisso divulgar informações úteis.
Brasil expulsa embaixadora da Nicarágua em resposta a ações do regime de Daniel Ortega
Publicada em
• Zeudir Queiroz
Fulvia Patricia Castro Matus / Foto: Reprodução / Redes sociais
O governo brasileiro, sob a liderança de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tomou a decisão de expulsar a embaixadora da Nicarágua, Fulvia Patricia Castro Matus, do território nacional. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (8) pelo Ministério das Relações Exteriores.
Essa decisão surge como uma retaliação à recente expulsão do embaixador brasileiro na Nicarágua, Breno de Souza da Costa, ordenada pelo regime de Daniel Ortega. As relações diplomáticas entre Brasil e Nicarágua estavam deterioradas desde que o presidente Lula tentou, sem sucesso, interceder pela libertação de um bispo católico, alvo de perseguição pelo governo nicaraguense.
O estopim para a expulsão do diplomata brasileiro foi sua ausência em um evento comemorativo dos 45 anos da Revolução Sandinista, o que gerou descontentamento entre as autoridades nicaraguenses. Costa, no entanto, seguiu diretrizes do Itamaraty, que, diante do congelamento das relações bilaterais, orientou-o a não participar de determinados atos políticos promovidos pelo regime de Ortega.
Fontes do Itamaraty informam que Breno de Souza da Costa deve deixar a Nicarágua ainda nesta quinta-feira.
–
Com informações da Agência Brasil
Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.