Bolsonaro e generais são indicados em relatório da CPI do 8 de janeiro no Congresso

A CPI investiga as circunstâncias das invasões golpistas; o relatório de Eliziane Gama nomeia Bolsonaro e diversos generais.

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
O relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as invasões golpistas de 8 de janeiro, no Congresso Nacional, indicou nesta terça-feira (17) os nomes dos primeiros indiciados para serem responsabilizados por tentativa de golpe de Estado – inclusive o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da Comissão, divulgou os nomes, que contemplam ainda vários generais de alta patente.
Os crimes atribuídos à maioria dos indicados abrangem uma série de acusações, incluindo associação criminosa, tentativa de abolição violenta do estado democrático de direito e conspiração para um golpe de estado. De particular destaque, o ex-presidente Bolsonaro enfrenta acusações que abrangem associação criminosa, tentativa de subverter o estado democrático de direito, tentativa de derrubar um governo legítimo e a promoção de medidas que visam restringir o exercício dos direitos políticos.
Além de Bolsonaro, outros nomes mencionados no relatório da CPI apresentada incluem generais de alto escalão, o ex-comandante da Marinha, o tenente-coronel Mauro Cid, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques. Também figuram na lista a deputada federal Carla Zambrelli, o coronel Marcelo Costa Câmara, o sargento Luis Marcos dos Reis e diversos outros militares, policiais rodoviários federais e membros da Polícia Militar do Distrito Federal. O relatório da comissão, preparado por Eliziane Gama, argumenta que a tentativa de golpe se baseou na disseminação de desinformação e no cultivo de ódio, especialmente nas redes sociais, e fez uso de símbolos nacionais para consolidar o apoio daqueles que se autodenominavam patriotas. Gama enfatizou que os métodos empregados na tentativa de golpe foram muito diferentes dos golpes tradicionais, já que não houve envolvimento de forças militares convencionais, mas sim a formação de grupos paramilitares que serviram como uma espécie de força auxiliar. Eliziane Gama também destacou o histórico de Bolsonaro, argumentando que desde o início de seu governo, ele demonstrou uma atitude hostil em relação às instituições democráticas, alimentando um clima de violência entre os brasileiros que discordavam de seus ideais. O ex-presidente, ao longo de sua carreira, proferiu discursos que sugeriam a possibilidade de uma guerra civil com dezenas de milhares de mortes e questionou a integridade das urnas eletrônicas, sem apresentar provas concretas. A lista de 61 indivíduos mencionados no relatório da CPMI inclui membros do chamado “gabinete do ódio”, como Tércio Arnaud, ex-assessor especial de Bolsonaro, Fernando Nascimento Pessoa e José Matheus Sales Gomes. Parlamentares alinhados com Bolsonaro apresentaram relatórios paralelos que discordam do documento da relatora, alegando uma suposta omissão do governo federal em relação aos eventos de 8 de janeiro. Fonte: Agência Brasil
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: