Três representantes dos Estados Unidos vão desembarcar em Brasília para acompanhar a posse do presidente eleito Lula. Ao menos 17 chefes de Estados já confirmaram presença
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou, nesta quinta-feira (22/12), a delegação que acompanhará a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ocorrerá no dia 1° de janeiro, na capital federal. De acordo com o comunicado oficial da Casa Branca, a equipe será liderada por Deb Haaland, secretária do Departamento de Interiores dos Estados Unidos.
A secretária será acompanhada por Douglas Koneff, encarregado de negócios dos EUA no Brasil, e Juan Gonzalez, assistente especial do presidente americano e diretor sênior dos Assuntos do Hemisfério Ocidental, do Conselho de Segurança Nacional. Até o momento, ao menos 17 chefes de Estado confirmaram presença na posse de Lula. A equipe do presidente eleito espera cerca de 300 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios.
Entre os chefes de Estado confirmados para a cerimônia estão os presidentes de países como Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guiné Bissau, Portugal, Timor Leste e o Rei da Espanha.
Além das solenidades, haverá show de dezenas de artistas, no denominado Festival do Futuro. Entre os artistas que vão se apresentar na Esplanada dos Ministérios estão Pabllo Vittar, Geraldo Azevedo, Duda Beat, Martinho da Vila e Margareth Menezes – anunciada como futura ministra da cultura.
Veja o cronograma da posse no Congresso Nacional:
- 13h45 às 14h30 – Chegada dos chefes de Estado e de governo (Anexo I do Senado)
- 13h30 às 14h30 – Chegada de autoridades e convidados (Salão Branco do Congresso)
- 14h20 às 14h30 – Chegada de Lula e Alckmin (Catedral Metropolitana de Brasília)
- 14h30 – Saída do cortejo com Lula e Alckmin rumo ao Congresso (Catedral Metropolitana de Brasília)
- 14h40 – Chegada de Lula e Alckmin ao Congresso Nacional, com receptivo dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG)
- 15h – Início da sessão solene da posse presidencial: Execução do hino nacional; compromisso constitucional; leitura e assinatura do termo de posse; pronunciamento do presidente da República; pronunciamento do presidente do Congresso Nacional; e encerramento.
- 15h50 – Ida de Lula e Alckmin para a sala de audiências da Presidência do Senado
- 16h00 – Deslocamento de Lula e Alckmin da sala de audiências para a área externa do Palácio
- 16h05 – Início da cerimônia externa de honras militares
- 16h20 – Ida de Lula e Alckmin para o Palácio do Planalto
Com informações da Agência Estado*
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024