
Do total de 22 deputados federais da bancada cearense em exercício, apenas dois apoiaram a representação pedindo a cassação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por quebra de decoro parlamentar. Foram eles Luizianne Lins (PT)e Leônidas Cristino (Pros). O documento foi apresentado nesta terça-feira (13) ao Conselho de Ética da casa legislativa.
Protocolado pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e pela Rede Sustentabilidade, o texto recebeu a assinatura de 46 parlamentares manifestando apoio ao pedido. O número de adesões pode aumentar nesta quarta-feira (14), pois o líder do Psol na câmara, deputado Chico Alencar, está buscando mais assinaturas.
Oficialmente, a liderança do governo se manteve neutra quanto à representação mas, além de Luiziane Lins, outros 31 dos 62 deputados do PT assinaram o requerimento. Já o apoio de Leônidas Cristino pode ser explicado pela ligação do parlamentar com o ex-governado e ex-ministro da educação Cid Gomes, desafeto público de Cunha.
O pedido de cassação do presidente da Câmara foi baseado no documento enviado na última semana pela Procuradoria Geral da República (PGR), confirmando que Eduardo Cunha e familiares dele têm contas bancárias secretas na Suíça. O Psol e a Rede alegam que o peemedebista mentiu durante depoimento à CPI da Petrobras em março deste ano, quando ele negou ter contas no exterior.
Clique aqui para ver a representação e a assinatura dos deputados que apoiam o pedido de cassação.
Fonte: Diário do Nordeste
- Caucaia reforça operação contra pontos de lixo - 3 de abril de 2025
- Empresa Vitória completa quase 70 anos com reconhecimento nacional - 3 de abril de 2025
- Prefeito de Potiretama é preso por suspeita de integrar facção criminosa - 3 de abril de 2025