Principais notícias de Caucaia, Grande Jurema, Fortaleza, Maracanaú, Sobral, Ceará, Brasil e do Mundo. Últimas notícias dos municípios cearenses. O primeiro portal de notícias de Caucaia que tem como compromisso divulgar informações úteis.
Arquivos no celular de Mauro Cid revelam plano de sequestro contra Lula e Alexandre de Moraes por extremistas
Arquivos no celular de Mauro Cid revelam plano de sequestro contra Lula e Alexandre de Moraes por extremistas
Publicada em
Arquivos recuperados pela Polícia Federal (PF) do celular do tenente-coronel Mauro Cid indicam que extremistas envolvidos nos ataques de 8 de janeiro monitoravam os passos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, planejando seu sequestro. Informações detalhadas sobre a segurança presidencial, incluindo o armamento utilizado pelos agentes, foram levantadas. Segundo o Uol, também havia dados sobre a proteção do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que na época presidia o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O plano visava sequestrar Lula e Moraes para viabilizar um golpe de Estado, incluindo um possível confronto armado com os seguranças que resistissem ao ataque. As informações foram confirmadas ao Correio por fontes da PF.
Moraes, relator do caso no STF, concedeu à PF um prazo adicional de 60 dias para concluir as investigações, que serão encaminhadas à Procuradoria-Geral da República (PGR). A PGR identificou ligações entre o planejamento do golpe e os ataques de 8 de janeiro, revelando que aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro podem ter envolvimento com a depredação do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e sede do STF logo após o resultado das eleições e posse do novo governo. Também estão em andamento investigações sobre o possível envolvimento direto de Bolsonaro na tentativa de golpe.
Informações sobre essa ligação foram enviadas ao ministro Alexandre de Moraes. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, declarou que “a atuação da organização criminosa investigada foi essencial para a eclosão dos atos depredatórios”, referindo-se aos danos aos prédios públicos em Brasília por milhares de extremistas.
Em depoimento à PF, Bolsonaro negou envolvimento em uma articulação golpista, afirmando que não solicitou a elaboração de uma “minuta golpista” nem a prisão de ministros do Supremo Tribunal Federal. O ex-presidente também negou qualquer relação com um documento de teor similar encontrado em um endereço ligado ao ex-ministro da Justiça, Anderson Torres.
Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.