Após enchentes no Grande Recife, Izolda Cela e Sarto oferecem ajuda ao governo de Pernambuco

Idosa ilhada é resgatada em Campina do Barreto, Zona Norte do Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp

A governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT), e o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), manifestaram solidariedade às vítimas dos temporais no Grande Recife, em suas redes sociais, neste sábado (28). Até o fim da manhã deste sábado, as chuvas já deixaram mais de 30 mortos

Em uma publicação no Twitter, Izolda Cela disse que conversou com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) e ofereceu ajuda do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

“Conversei por telefone com o governador @PauloCamara40 e ofereci o apoio dos nossos Bombeiros e Defesa Civil para qualquer necessidade e auxílio nas operações de busca e salvamento. Que Deus conforte as famílias das vítimas neste momento de dor”, afirmou.

Já José Sarto disse que conversou com o prefeito de Recife, João Campos (PSB), e colocou à disposição a Defesa Civil de Fortaleza.
“Conversei com prefeito do Recife, João Campos, e coloquei a Prefeitura de Fortaleza à disposição para colaborar com o que for preciso. Em Fortaleza, estamos atentos e vigilantes, monitorando áreas mais críticas, e a Defesa Civil segue preparada para agir em caso de necessidade”, disse o gestor municipal.

Deslizamentos e mortes

Já chega a mais de 30 o número de mortes em deslizamentos de barreira confirmadas no Grande Recife neste sábado. As chuvas atingem a Região Metropolitana e a Zona da Mata desde segunda-feira (23).

No Recife, além de uma morte no Córrego do Jenipapo e outra no Sítio dos Pintos, outras 20 pessoas morreram devido a um deslizamento de terra na comunidade Jardim Monte Verde, no bairro do Ibura, na Zona Sul da capital pernambucana.

Em Camaragibe, no Grande Recife, seis pessoas morreram após um deslizamento de barreira na manhã deste sábado. Além disso, duas crianças morreram num deslizamento na comunidade Bola de Ouro, em Jaboatão dos Guararapes.

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Camaragibe registrou 129 milímetros e o Recife contabilizou 150 milímetros até o início da tarde deste sábado.

Óbitos durante a semana

As chuvas fortes que atingem o Grande Recife e a Zona da Mata desde o domingo (22) provocaram a morte de outras cinco pessoas nesta semana. Além dos óbitos, as chuvas fizeram com que quase mil pessoas deixassem as casas onde moram devido aos alagamentos e deslizamentos de terra.

Balanço da Defesa Civil do Recife

Das 19h da sexta (27) às 10h deste sábado, a Defesa Civil do Recife recebeu 198 chamados da população, entre pedidos de vistoria e solicitações de lona plástica. O Samu Metropolitano do Recife recebeu 57 chamados nas últimas horas, sendo 26 para atendimentos na capital pernambucana, 22 para Jaboatão dos Guararapes e nove em Camaragibe.

A Secretaria de Educação do Recife disponibilizou 14 escolas e creches da rede municipal de ensino para abrigar as famílias desabrigadas em função das chuvas. São elas:

A Secretaria de Educação de Pernambuco abriu dois locais para receber as famílias que necessitam de abrigo: Escola De Referência Silva Jardim (Monteiro) e Escola De Referência Jarbas Pernambucano (Cajueiro).

Fonte: https://g1.globo.com/

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: