- Vereadores Eleitos em Fortaleza nas Eleições 2024 - 7 de outubro de 2024
- Eleições 2024 em Caucaia: Naumi Amorim lidera e Catanho avança ao segundo turno com virada no último momento - 6 de outubro de 2024
- Vereadores Eleitos em Caucaia nas Eleições 2024: Confira os Resultados - 6 de outubro de 2024
Na manhã desta segunda-feira (17), servidores da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE) promoveram uma passeata para alertar a sociedade e o Ministério Público do Estado sobre as condições de trabalho e remuneração no órgão. Eles também levaram um dossiê, em que diversas irregularidades são expostas à apuração por parte das autoridades competentes. A concentração aconteceu em frente à autarquia e reuniu uma grande quantidade de funcionários, que insatisfeitos com a dificuldade de negociar com o governo do estado seguiram em protesto à sede do Ministério Público do Ceará.
Os servidores conclamando palavras de ordem, e munidos com faixas, carro de som e apitos, saíram em caminhada da sede da instituição demonstrando insatisfação quanto a inércia do governo do estado para atender as reivindicações. Eles foram recebidos pela Procuradora de Justiça e Coordenadora do Centro de apoio ao Meio Ambiente, Vanja Fontenele, que prometeu empenho do Ministério Público na apuração das irregularidades. O movimento foi pacífico e foi enfatizada a necessidade do diálogo e negociação com o governo.
Segundo a associação que representa os funcionários, a ASSEMACE, dentro da pauta de reivindicação está a gratificação por titulação para os servidores que desempenham atividades técnicas, além da alteração da Lei 14344/09, que criou os cargos de Gestor e Fiscal Ambiental e Procuradores Autárquicos. Os servidores reivindicam também melhores condições de trabalho e melhoria salarial, ampliação da estrutura física, além da realização de novo concurso público.
Os servidores denunciam também a existência de pressões e constrangimentos no ambiente de trabalho, além de uma sobrecarga intensa de processos na pauta dos técnicos ambientais, alguns com mais de quatrocentos processos. Revelam ainda que diante da baixa remuneração e da alta carga de trabalho, os funcionários, altamente qualificados, estão deixando os cargos para assumir postos em outros órgãos.
O ato faz parte de uma agenda de manifestações aprovada em assembleia na sede do Sindicato MOVA-SE. Na próxima segunda-feira (23), os servidores vão se reunir em assembléia geral para decidir os passos do movimento, na ocasião deverá ser decretada greve por tempo indeterminado, o que prejudicaria a economia do estado, haja vista o órgão ser considerado estratégico e exercer o controle ambiental no estado do Ceará.
Enviada pelo internauta Gustavo Veras.
Envie também sua matéria através do Fale conosco.
É incompreencivel a resistência do governo em dialogar com os servidores que há tanto tempo lutam por melhorias de forma pacífica e dentro da legalidade.
Incompreensivel a resistência do governo do estado em dialogar com os servidores.
O mais grave de tudo é saber que existem fortes indícios de irregularidades que permanecem ocorrendo, a sociedade clama por medidas em caráter de urgência por parte do dos órgãos competentes!