“Rolezinho” pode terminar com muito sangue no Hemoce

Proposta é levar mil doadores ao Hemoce em 1º de fevereiro. Centro se prepara para receber os voluntários.

A estudante de psicologia Lorena Villanueva organiza um “rolezinho” para levar doadores de sangue ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). A proposta é reunir adolescentes para alcançar a meta de 1.000 doações ao Centro em 1º de fevereiro e o convite é feito pelo Facebook. “Se juntam milhares de pessoas nos rolezinhos dos shoppings, por que não juntar parar ajudar o próximo?”, diz Lorena. O Hemoce informa que recebeu bem a iniciativa. Quando percebeu o crescimento dos encontros de adolescentes em shoppings agendados em redes sociais, Lorena criou o evento. O “Rolezinho no Hemoce” tinha a confirmação de 464 pessoas no início da tarde desta quarta-feira (22).
De acordo com o Hemoce, todo o quadro de funcionários foi informado sobre o movimento e está preparado para atender as pessoas que se disponibilizarem a ir até o hemocentro no dia marcado.
De acordo com o Hemoce, houve uma queda no estoque por causa do período de férias. Os números de doações de sangue diminuem, por causa das viagens, ao mesmo tempo em que o número de transfusões aumenta. O órgão pede uma atenção especial aos doadores que possuem os tipos sanguíneos “O” positivo e negativo e “A” positivo e negativo. Como o perfil de participantes da ação deve ser de adolescentes, o Hemoce lembra que para menores de 18 anos doarem é preciso apresentar o termo de consentimento disponível no site do órgão. Sem esse termo, os doadores de 16 e 17 anos não poderão realizar a doação. Fonte: Diário do Nordeste
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: