Queimadas na África deixam céu escuro em Fortaleza

Robson Cavalcante

As constantes queimadas entre o centro e o sul da África, na altura da República Democrática do Congo, Zâmbia e países vizinhos, podem ser responsáveis pela escuridão no céu de Fortaleza.

Na última semana a população notou o céu de Fortaleza menos límpido e com visibilidade reduzida. Segundo o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) Raul Fritz, parte da fumaça proveniente de queimadas na África está conseguindo cruzar o oceano Atlântico Sul, chegando ao no litoral cearense, incluindo a Capital.

Fritz salienta ainda que, no norte da região Nordeste, os aerossóis têm chegado em menor concentração em virtude da longa distância percorrida, porém numa forma suficiente para produzir alterações na visibilidade e cor do céu, notadamente próximo ao pôr-do-sol.

“No monitoramento do movimento do monóxido de carbono (CO) liberado pelas queimadas na atmosfera, feito pela National Aeronautics and Space Administration (Nasa), é possível observar esse gás chegando no norte do Nordeste vindo da África. Também se vê, na figura, o gás liberado pelas queimadas na Amazônia”, explica.

Com informações: O Povo Online
Foto: Reprodução do Instagram - cliches_super - Nelson Rodrigues

Compartilhar notícia: