População de rua realiza dia nacional de luta em Fortaleza

19 de agosto é o dia nacional de luta pela vida e dignidade da população em situação de rua. Será feito um levantamento das necessidades e encaminhado às autoridades.

Neste domingo, 19 de agosto, a partir de 8h, na Praça do Liceu no Centro de Fortaleza, A população em situação de rua e entidades parceiras irão realizar o “Ato pela Vida 2018”.

Imagem de divulgação da Web

No ato serão denunciadas a ausência de uma política estruturante de habitação, inexistência de banheiros públicos, restaurantes populares e precariedade no atendimento à saúde; as remoções realizadas pelo poder público sem planejamento adequado; ações truculentas de agentes de segurança; agravamento de doenças como tuberculose e infecções sexualmente transmissíveis a discriminação sofrida por parte da sociedade em geral que desconhece a complexidade deste fenômeno social.

Na programação, café da manhã, atividades culturais, oficinas de redução de danos e levantamento das demandas da população de rua.

DIA NACIONAL DE LUTA

19 de agosto marca uma página triste da História da população em situação de rua no Brasil. Em 2004 foram assassinadas sete pessoas que viviam nas ruas de São Paulo. Um crime covarde, sem direito a defesa e até hoje não solucionado. Este crime de grande repercussão evidenciou um cenário de enormes violações de direitos vivenciado pelas pessoas em situação de rua. Nesta data em todo o país, o povo da rua se junta pra reivindicar políticas de Estado que permitam a essas pessoas alcançarem seus direitos.

SERVIÇO

O que: Dia Nacional pela vida e dignidade da população em situação de rua

Quando: Domingo, 19 de agosto de 2018, 8h às 13 horas.

Onde: Praça Gustavo Barroso, s/n, Jacarecanga, (Praça do Liceu).

Mais informações: Fernanda Gonçalves, Pastoral do Povo da Rua, 85 98555-6008 / Argina Gondim, Associação de Proteção aos Pacientes com Tuberculose (APTU), 85 9 8618-6739.

 Por Adriano Ribeiro – Jornalista colaborador do Jornal dos Municípios
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: