Corredor expresso de ônibus começa neste sábado em Fortaleza, veja o que muda

Robson Cavalcante
corredor para onibus bezerra de menezesMelhorar a fluidez no trânsito da cidade, possibilitando mais velocidade aos ônibus da região do Antônio Bezerra. Com esse objetivo, a Prefeitura de Fortaleza inicia as atividades da primeira etapa do Corredor Expresso Fortaleza no próximo sábado (18/04),com a operação do corredor exclusivo de ônibus Antônio Bezerra/Centro. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (16/04), na sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Para a viabilização do projeto, a Av. Bezerra de Menezes receberá 8,2km de extensão de faixa exclusiva de ônibus e implementação do embarque no canteiro central da via. Além disso, as 26 linhas de ônibus locais passarão por mudanças. A expectativa é que 131.000 passageiros/dia sejam beneficiados. A primeira etapa desta operação se dará com a utilização dos abrigos de ônibus junto ao canteiro central, tendo, em seu segundo momento, implementação das atividades nas 10 novas estações, que tem inauguração prevista para o dia 30 de junho.
CorredorExpressoFortalezaimplantadonestesbadoconfiramudanasnaavBezerradeMenezes
Clique na imagem para ampliar.
  O Presidente da Etufor, Antônio Ferreira, falou da importância do início das atividades para o aumento da velocidade nos percursos da região: “Nós vamos diminuir o tempo de viagem em, no mínimo, 40% para o usuário. Ou seja, a velocidade média comercial do sistema de transporte tende a aumentar, uma vez que, nós estamos saindo da faixa exclusiva para um corredor exclusivo”. Já o secretário de Infraestrutura do Município, Samuel Dias, aproveitou para destacar a importância do momento que será complementar às ações do corredor Antônio Bezerra/Papicu. “De fato, já vamos ter uma faixa exclusiva segregada na Bezerra de Menezes e ao longo da Domingos Olímpio, Antônio Sales, até o entroncamento com Av. Engenheiro Santana Júnior. Temos quase que todo este corredor implantado. O que falta para que a gente termine, efetivamente, o Corredor Antônio Bezerra/Papicu é a obra de arte e o túnel entre o cruzamento da Engenheiro Santana Júnior com Padre Antônio Tomas, obra esse que se inicia no final do mês de abril e tem previsão de término para agosto do próximo ano”, disse. O corredor Expresso Fortaleza contará com faixa de uso único para ônibus, disponibilização de paradas em nível, estações junto ao canteiro central e ônibus articulados equipados com ar condicionados, câmbio automático e suspensão pneumática. Alterações de itinerário, mudanças e novas linhas de ônibus na Av. Antônio Bezerra. A Etufor alerta aos usuários que algumas alterações irão provocar, desde mudanças nos itinerários das linhas, até criação de novas linhas e absorção de linhas por outras já existentes. As duas linhas compostas por vans terão seus itinerários totalmente transferidos: a linha 713-Santos Dumont/Perimetral passa para a Rua Gustavo Sampaio (sentido Oeste-Leste) e Rua Azevedo Bolão (sentido Leste-Oeste)e a 757 – Vila Velha/Centro para a Avenida Sargento Hermínio.
santos dumont/perimetral
713 – Santos Dumont/Perimetral
 
757 - Vila Velha/Centro para a Avenida Sargento Hermínio
757 – Vila Velha/Centro para a Avenida Sargento Hermínio
As demandas de usuários, das seguintes linhas, serão absorvidas por outras linhas já existentes, ampliando a oferta de veículos e as opções de deslocamento:
Linha absorvida Linha atual a ser utilizada
201 – Bezerra de Menezes/Bairro Ellery 108 – Santa Maria/Bairro Ellery
202 –  Rodolfo Teófilo/Bezerra de Menezes 302 – Rodolfo Teófilo / José Bastos
233 – Olavo Bilac/Bairro Ellery 108  -Santa Maria/Bairro Ellery
240 – Quintino Cunha/Centro 210 – Quintino Cunha/Antonio Bezerra
250 – Antonio Bezerra/Centro 200 – Antônio Bezerra/Centro
251 – Antonio Bezerra/Coração de Jesus 200 – Antônio Bezerra/Centro 028 – Antônio Bezerra/Papicu 098 – Expresso/Antônio Bezerra/Papicu
Outras três linhas serão criadas: 106, 226 e 286. A linha 106 – Floresta/Centro faz percurso complementar à 206 – Padre Andrade/Antônio Bezerra. A linha 226 – Expresso/Antônio Bezerra/Messejana complementa a 026 – Antônio Bezerra/Messejana. Já a linha 286 – Expresso/Bezerra de Menezes/Santos Dumont complementa a 086 – Bezerra de Menezes/Santos Dumont. A linha 200 – Antônio Bezerra/Centro que fazia o itinerário apenas aos domingos passa a circular diariamente. Algumas linhas serão expressas, ou seja, não param na Avenida Bezerra de Menezes, são elas: 096 – Conjunto Ceará/Barão de Studart (com paradas a partir da Av. Antônio Sales) 098 – Expresso/Antônio Bezerra/Papicu (com paradas a partir da Av Duque de Caxias a partir da Tristão Gonçalves) 226 – Expresso/Antônio Bezerra/Messejana (com paradas a partir da Av Aguanambi) 286 – Expresso/Bezerra de Menezes/Santos Dumont (com paradas a partir da Av Tristão Gonçalves, na Estação de metrô José de Alencar) Três linhas terão seus nomes modificados, confira abaixo:
Nome Antigo Nome Atual
108 – Santa Maria/Bezerra de Menezes 108 – Santa Maria/Bairro Ellery
200 – Av. Bezerra de Menezes 200 – Antônio Bezerra/Centro
206 – Padre Andrade 206 – Padre Andrade/Antônio Bezerra
As 19 linhas abaixo mantêm seu itinerário sem alterações ou sofrem pequenas modificações: 026 – Antônio Bezerra/Messejana 028 – Antônio Bezerra/Papicu 060 – Parquelândia/Parangaba 071 – Antônio Bezerra/Mucuripe 074 – Antônio Bezerra/Unifor 076 – Cj Ceará/Aldeota 079 – Antônio Bezerra/Náutico 086 – Bezerra de Menezes/Santos Dumont 088 – Antônio Bezerra/Albert Sabin (alteração no percurso – sai da José Sombra e passa para a Rua Justiniano de Serpa) 096 – Cj Ceará/Barão de Studart 098 – Expresso/Antônio Bezerra/Papicu 200 – Antônio Bezerra/Centro (ponto final será na Estação de Metrô José de Alencar) 222 – Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales 226 – Expresso/Antônio Bezerra/Messejana 286 – Expresso/Bezerra de Menezes/Santos Dumont 389 – Jovita Feitosa 855 – Bezerra de Menezes/Washington Soares (alteração no percurso – sai da José Sombra e passa para a Justiniano de Serpa) 037 – Corujão/Cj. Ceará/Aldeota 039 – Corujão/Av. Bezerra de Menezes Fonte: Prefeitura Municipal de Fortaleza Imagens: O Povo Online

Compartilhar notícia: