Assinado megacontrato de R$ 2,25 bi para a Linha Leste

Com a assinatura de ontem, com o consórcio Acciona e Cetenco, foi celebrado o maior investimento do Estado O maior investimento público da história do Ceará terá sua ordem de serviço lançada até o fim do mês. Ontem, o governador Cid Gomes assinou o contrato para obras civis da Linha Leste do Metrô de Fortaleza (Metrofor) com o consórcio vencedor da licitação – Cetenco-Acciona – formado pelas empresas Cetenco Engenharia e Acciona Infraestruturas. “Estamos testemunhando a assinatura do maior contrato público da história do Estado do Ceará”, comemorou Cid Gomes. Segundo o chefe do executivo, que participou também ontem da reunião do Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (Mapp), o resultado da licitação dos serviços foi homologado no Diário Oficial do Estado da última quinta-feira. A Linha Leste do Metrô de Fortaleza é totalmente subterrânea e será construída com a utilização das quatro tuneladoras (“tatuzões”) adquiridas pelo governo estadual FOTO: LUCAS DE MENEZES O processo licitatório foi iniciado em maio passado, mas, por conta de recursos judiciais por parte das concorrentes, só neste mês chegou-se ao resultado, tendo como vencedor o consórcio formado pelas empresas Acciona Infraestructuras e Cetenco Engenharia. Economia de R$ 240 mi “A gente sempre planeja uma execução mais rápida do que de fato ela acontece. Era meu desejo que a Linha Leste do metrô já tivesse sido iniciada”, admitiu Cid Gomes. O governador, no entanto, defendeu a economia alcançada no certame, que chegou aos R$ 240 milhões em relação ao valor estipulado em edital, montante este que se aproxima de todo o investimento projetado, por exemplo, na instalação do Acquário Ceará, orçado em R$ 284 milhões. Diário do Nordeste mostrou o passo a passo de todo o andamento do processo da maior licitação realizada no Estado Licença de Instalação Segundo o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, também presente na assinatura, “o Governo aguarda a liberação da licença de instalação para assinar a ordem de serviço dessa obra que é de grande importância para o projeto de mobilidade urbana de Fortaleza”, acrescentou. O resultado da proposta comercial foi registrado em ata da reunião da Comissão Central de Concorrências, na última segunda-feira, comentou. A Linha Leste é totalmente subterrânea e será construída com a utilização das quatro tuneladoras (“tatuzões”) adquiridas pelo governo estadual, das quais, duas já se encontram e Fortaleza e as restantes em processo final de fabricação em Xangai. Com traçado de 12,4 quilômetros de extensão, fará a ligação entre o Centro, partindo da estação Chico da Silva, até o Fórum Clovis Bevilaqua, no bairro Edson Queiroz. Licenças para o ´Cinturão´ Já a segunda maior obra do governo, o Cinturão das Águas, teve suas licenças emitidas na última quinta-feira, informou o governador. O sistema, que pretende garantir segurança hídrica ao Estado até o ano de 2040, prevê canais de 158 quilômetros de extensão, em cinco lotes, para passagem da água do reservatório Jati, no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, para toda a região do Cariri, passando pelo Rio Cariús, afluente do Jaguaribe, e chegando até o açude Orós. A obra é orçada em R$ 1,5 bilhão. “Vai ser concluída a licitação do trecho cinco e, só nesse, estamos falando de R$ 230 milhões. Eu vou sábado, de hoje (ontem) a oito dias, no Cariri e já quero encontrar pelo menos uma frente em cada um dos quatro lotes, visto que o quinto ainda vai encerrar o processo de licitação, que estava em análise no TCU (Tribunal de Contas da União)”, disse o governador, que lembrou que o tribunal já liberou este último lote, que estava em avaliação pelo órgão. Críticas ao Ibama O governador criticou ainda a demora no processo de licenciamento, por parte do Ibama, para a segunda etapa da ampliação do Porto do Pecém, que tem o projeto licitado desde janeiro do ano passado, mas que, até agora, não há liberação para início das obras marítimas. “Eu mesmo, como governador, com um licenciamento do Ibama, já estendi o quebra-mar em um quilômetro e implantamos mais dois berços (de atracação de navios) no Pecém. Agora, é implantar mais dois berços em uma área já abrigada. Mas, infelizmente, repito, cada vez mais esses processos de licenciamento têm ocasionado retardo, atrasos no início das obras planejadas”, afirmou. Há cerca de um mês, o órgão emitiu licença de instalação para a ampliação do terminal portuário cearense, mas o documento expedido, contudo, não libera a execução das obras marítimas. Refinaria Questionado pela imprensa sobre o andamento dos processos relativos à instalação da refinaria Premium II, Cid Gomes informou que, por parte do Estado, as ações estão sendo tomadas. As obras de desvio e duplicação da rodovia CE-085, cujo traçado original corta o terreno que abrigará a refinaria, em Caucaia, serão concluídas entre dezembro deste ano e janeiro do próximo, garante. Termo de Compromisso Entretanto, o governador informou que ainda não está confirmada a vinda da presidente da Petrobras, Graça Foster, no fim deste mês, para a assinatura do Termo de Compromisso para a Reserva Indígena Anacé, como havia informado que aconteceria a ministra Míriam Belchior (Planejamento, Orçamento e Gestão), em visita ao Ceará na semana passada. “Comigo não (tem nada confirmado), pode ser que ela tenha confirmado com alguém, mas comigo, não”, disse. A reserva foi uma das condicionantes apontadas pela Funai para a emissão de sua anuência ao empreendimento de refino no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). SÉRGIO DE SOUSA REPÓRTER Diário do Nordeste
Zeudir Queiroz

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