Espiritualidade nos palcos do sertão

A peça "A Hora do Adeus", que aborda dramas familiares, é uma das selecionadas para a mostra 2014
A peça “A Hora do Adeus”, que aborda dramas familiares, é uma das selecionadas para a mostra 2014

O tradicional teatro italiano permite a modulação dos diversos elementos que compõe um espetáculo. Cenários, iluminação e som são alguns exemplos que podem ser manipulados. Entretanto, além de garantir a fruição estética da plateia, as montagens da Mostra de Teatro Transcendental possuem ainda outro objetivo: transmitir uma mensagem de paz e espiritualidade ao maior número de pessoas possível. Para cumprir essa missão, o evento tem levado os espetáculos que compõem sua programação a 11 cidades do interior cearense, muitas delas sem estruturas adequadas à realização de uma peça.

Para Reginauro Sousa, curador da mostra, as características das montagens já são consideradas na hora de selecionar os grupos que irão compor a programação. “Não trabalhamos com grupos de grande porte e com montagens caras. Isso se deve tanto pelas estruturas dos locais como pelo orçamento do evento. Buscamos peças de qualidade que consigam se adaptar às condições encontradas em algumas cidades”, explica o curador.

Apesar das dificuldades na hora dos grupos subirem aos palcos, Reginauro comemora a quantidade de pessoas que têm marcado presença nos espetáculos. “Quase todas as peças apresentadas tiveram casa cheia”, diz. “Isso demonstra que o público tem uma sede grande por cultura, por uma arte que ofereça algo a eles. A ideia de chegar ao Interior favorece o acesso a espetáculos interessantes”, argumenta o curador.

Problemas

Uma das personagens da peça "Irmãs Buonanotte", também na programação
Uma das personagens da peça “Irmãs Buonanotte”, também na programação

Um dos exemplos de sucesso nesse esquema é a peça “Irmãs Buonanotte”, apresentada no último sábado (16) em Quixeramobim. O público, que lotou o espaço, encontrou uma sala repleta de entulho e sem ventilação. A paciência da plateia, no entanto, foi recompensada com uma comédia eficiente, que arrancou gargalhadas dos presentes.

Mesmo assim, os organizadores não pouparam críticas à prefeitura local, que havia assumido o compromisso de oferecer o espaço em condições mínimas de uso. “Muitas das cidades do Interior não possuem teatro. Com isso, as apresentações acontecem em palcos de igrejas ou auditórios”, explica Reginauro. “Às vezes situações como essa nos pegam de surpresa; infelizmente, não é a primeira vez que acontecem”, complementa.

Para evitar constrangimentos aos artistas e ao público, os organizadores evitam retornar com o evento a essas cidades, “principalmente se encontramos a mesma gestão. Infelizmente esse tipo de episódio é um prejuízo para todas as partes”, critica o curador. A programação pelo Interior seguem até 24 de agosto.

Presídio

Repetindo uma ação realizada há quatro edições, o evento promoveu, na última segunda-feira (18), apresentação do espetáculo “Irmãs Buonanotte” para cerca de 300 presas do Instituto Penal Feminino (IPF) Desembargadora Auri Moura Costa, em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. “Essas são, talvez, as pessoas que mais precisem entrar em contato com questões espirituais. Já que estão privadas de sua liberdade”, aponta Reginauro.

A mostra também fará apresentações gratuitas no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), na Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL II), na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo (PFHVA) e no Centro de Assistência Social e Profissional (CASP) Taciano Rocha Pontes.

Comenda

Como forma de reconhecer trabalhos relevantes de filantropia, a Mostra de Teatro Transcendental concede, desde 2010, a Comenda Madre Tereza de Calcutá. Na edição deste ano, a será entregue ao empresário Tancredo Rocha Pontes, que abdicou da vida pessoal e profissional para se dedicar exclusivamente aos cuidados e tratamento de dependentes químicos. Ele fundou o Centro de Assistência Social e Profissional Taciano Rocha Pontes (CASP), em Caucaia, onde realiza atendimentos individuais aos dependentes químicos, seguidos de atividades de reinserção social e acompanhamento. A entidade promove ainda cursos abertos ao público, como canto, música, informática, arte e até sessões de terapia ocupacional.

O CASP funciona com recursos próprios do fundador Tancredo Rocha, realizando programas e ações em parceria com órgãos públicos e organizações não governamentais.

Fortaleza

Na Capital, a abertura da 12ª edição da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental acontece hoje, a partir das 19 horas, com entrega da comenda.

Ainda durante a abertura, acontece a apresentação de dança com crianças que participam do projeto Vidança. Em seguida, às 19h30, o espetáculo “Gandhi – A Ética Inspiradora” (SP) abre oficialmente a programação teatral deste ano.

A mostra segue até domingo (24), no Teatro do Shopping Via Sul. Ao todo, serão encenadas seis peças de companhias teatrais do Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro, trazendo exemplos positivos e mensagens de paz, amor, respeito e ajuda ao próximo. Com o tema “Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho”, a edição 2014 presta homenagem ao pacifista indiano Mahatma Gandhi.

Ingressos

Os ingressos para as peças podem ser obtidos mediante a doação de 2kg de alimentos não perecíveis, ficando a doação do pacote de fraldas como opcional para aqueles que desejarem ajudar ainda mais as seis entidades beneficiadas este ano.

São quatro os pontos de troca em Fortaleza, localizados nos shoppings Aldeota, Benfica, North Shopping e Via Sul.

Todo o material arrecadado será doado, ao final do evento, para as entidades: Associação Delano Sidrão; Projeto Comunitário Sorriso de Criança; Projeto Vida Nova; Projeto Resgatando Vidas; Associação Peter Pan (todas de Fortaleza); e o próprio CASP, em de Caucaia.

Programação

Teatro Via Sul

20/08

19h30 – Gandhi. A Ética Inspiradora (SP)

21/08

19h30 e 21h30 – Encontros (Im)Possíveis (RJ)

22/08

19h30 e 21h30 – A Hora do Adeus (SP)

23/08

19h30 e 21h30 – Donana (SP)

23 e 24/08

15h – Elementos (CE)

24/08

18h30 e 20h30 – As Irmãs Buonanotte (RJ)

Mais informações: Mostra de Teatro Transcendental. De hoje até 24/08, no Teatro do Via Sul (Av Washington Soares, 4335, Sapiranga). Ingressos: 2kg de alimentos não perecíveis.

Leonardo Bezerra Repórter

Fonte: Diário do Nordeste

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: