Educação com estrutura sucateada em Redenção prejudica início do ano letivo

Educação é uma das bandeiras de defesa da atual gestão. Aulas deverão iniciar início de fevereiro.

Imagem de Redenção – Reprodução da Web

Uma semana após assumir o município e a Secretaria da Educação, a vice-prefeita de Redenção, Ana Paula Braga, encontra escolas, creches e sucateamento de equipamentos na educação municipal, após transição de gestão que conflita com a realidade no município. Os inúmeros problemas que durante anos prejudicou o funcionamento dos equipamentos, poderá prejudicar ainda, o início do ano letivo em Redenção.

Para a secretária, Ana Paula Braga, as escolas encontram-se com instalações elétrica, hidráulica, telhado e estrutura física condenadas, como é o caso do Centro de Educação Infantil, Antônio Braulino no distrito de Antônio Diogo. “A gente não tem conhecimento de por que chegou nesta situação. Se é falta de gestão, se é falta de competência ou se é falta de dinheiro. Apesar do município ter o reconhecimento do Selo Unicef, o cenário da educação não está de acordo com os índices no país”, disse Ana Paula.

Muitos equipamentos de utilidade doméstica e tecnológica, como computadores, monitores, impressoras, até internet, não foram utilizados para fins educacionais e uso dos alunos. “Nossa preocupação é criar um planejamento pedagógico mais atuante com ações integradas de outras secretarias dentro das escolas. Vamos implementar o nosso sistema de educação e conseguir iniciar o ano letivo até o início do mês de fevereiro”, afirma a secretária.

Entre as ações de transformação nas escolas está a implantação de aulas de música, dança, artesanato, fomento de cultura regional, acompanhamento psicoterapêutico, atendimento odontológico e nutricionista pediátrico aos alunos da rede municipal, quanto educação infantil, fundamental e educação jovens adultos. Ao total, o município tem 5.191 alunos no ano de 2016, matriculados em 36 escolas e 6 Centos de Educação Infantil.

“A grande maioria das crianças eram alfabetizadas em escolas de três turnos, com apenas três horas, muitas vezes chegando a menos de 4 horas de aula por dia. A ideia é aperfeiçoar a educação do município e agregar através do planejamento pedagógico, como estudar um mapa para reformar a estrutura de algumas escolas para melhor atender a população”, completa Ana Paula Braga.

Serviço:

Para entrevista, Secretária de Educação, Vice-prefeita, Ana Paula Braga

Mais informações:

Vicente Araújo

Assessor de Imprensa

085 986368044

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: