Duas pessoas morreram com casos suspeitos de dengue essa semana

Mosquito da dengueDuas pessoas morreram com suspeitas de dengue nas cidades de Maracanaú e Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Com esses óbitos, o número de mortes possivelmente provocado pela doença já chega a cinco casos em todo o Estado. Destes, somente um foi confirmado e ocorreu na cidade de Barbalha, na Região do Cariri. Os outros quatro casos – dois de Fortaleza e os que ocorreram essa semana – permanecem sob investigação.
O titular da Secretaria da Saúde de Aquiraz, Willames Freire, afirma que a cidade executa uma série de providências, há mais de 10 dias, para que os números de casos de dengue não cresçam. “Estamos intensificando a coleta de lixo e a visita, feita por agentes de saúde, às casas no município. Estamos com cinco agentes do município e 50 do Estado”, informa. Segundo ele, é necessário haver uma união entre todas as instâncias da Saúde, do Estado e da cidade, para tranquilizar a população. “O papel das pessoas, nesse momento, é fundamental para combater o mosquito”, afirma.
Forcápio Vieira, titular da Secretaria da Saúde de Maracanaú, informou que deve buscar a família da pessoa que morreu, com suspeita de dengue, para checar a causa do óbito. “Vamos intensificar a aplicação da máquina costal para combater o mosquito e vamos continuar visitando cada casa, para informar à população os meios de combater a dengue”, informa.
Ele avaliou que deve intensificar um dos programas que é realizado pela prefeitura de Maracanaú, o Café Sem Dengue. O projeto reúne a população de comunidades, agentes de saúde, mobilizadores sociais, médicos, psicólogos e outros profissionais para um café da tarde com explicações de como prevenir a doença.
Fonte:  O POVO Online 
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: