Prefeitura reúne comunidade durante ação de limpeza de praias

Uma manhã de cuidado com o Meio Ambiente. O Dia Mundial de Limpeza de Praias, Rios e Lagos comemorado, nesse sábado (18), foi um verdadeiro sucesso. No município, o evento foi organizado pelo Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), demais órgãos da gestão municipal e uma série de parceiros. O evento reuniu também 150 voluntários. A limpeza aconteceu de maneira simultânea em seis pontos da orla no município: Pacheco, Iparana, Icaraí, Tabuba, Cauípe e Cumbuco.

O lançamento oficial da ação aconteceu na barraca de praia Duro Beach, e contou com a participação do Prefeito de Caucaia, Vitor Valim, o Secretário de Meio Ambiente, Artur Bruno, e demais autoridades. “É muito bom participar de um evento como esse e ver tantas pessoas juntas, imbuídas do mesmo sentimento. Pra nós, caucaienses, muitas vezes preservar o Meio Ambiente significa também preservar o emprego das pessoas. Em ações como essas, onde cuidamos de uma das nossas maiores riquezas, quem ganha somos nós e as futuras gerações”, destacou Vitor Valim.

Entre os principais materiais coletados nos 10 quilômetros percorridos pelos voluntários, estavam garrafas PET, latinhas de refrigerante e plástico em geral. Foram aproximadamente 20 sacos de lixo coletados, cada um com capacidade de 100 litros. Todos os detritos possíveis de reutilização foram doados para a Associação dos Agentes Ambientais da Jurema, representados pela presidente do órgão, Marilene Balbino.

Além da ação de limpeza de praia, o IMAC disponibilizou, em parceria com os demais órgãos, uma série de atividades em um Corredor Sustentável instalado na praça do Cumbuco. Ações de educação ambiental e saúde, troca de lâmpadas incandescestes ou fluorescentes por lâmpadas de LED, distribuição de mudas, entre outras, foram as atividades oferecidas. Aproximadamente 300 pessoas foram beneficiadas.

Saiba mais

O segundo sábado de setembro é celebrado como o Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios. Nesta data, voluntários do mundo todo realizam ações de conscientização para o descarte adequado dos resíduos sólidos, para a preservação e limpeza dos recursos hídricos.

Fonte: Ascom Caucaia