METROFOR PODERÁ CHEGAR AO PECÉM E MARANGUAPE


O metrô de Fortaleza pode chegar até o Pecém. A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) realiza estudos para estender a linha oeste, que hoje vai até Caucaia, para o município de São Gonçalo do Amarante. Segundo o diretor de Desenvolvimento da empresa, Edilson Aragão, esta possibilidade deve atender ao crescimento da demanda para aquela região com a instalação dos polos petroquímico e siderúrgico.


Ramal em Maranguape

Além desta expansão na linha oeste, a empresa também estudo o Ramal Maranguape a partir da linha sul. Ambos os projetos devem ficar “para depois”, segundo o diretor.

Cronograma

A linha oeste, que passa por melhorias, vai rodar com seis composições de quatro trens, os VLTs (Veículo Leve sobre Trilhos). Quatro unidades já chegaram a Fortaleza.

“As outras duas devem ser recebidas até fim de fevereiro”, garante Aragão. A capacidade é para transportar até 766 passageiros por viagem, cada composição. O edital para obras da linha leste está sendo elaborado e deve ser lançado até o fim deste ano. “Obras devem começar em 2013 e prevê-se seis anos para conclusão”, projeta o diretor de Desenvolvimento do Metrofor.

De acordo com ele, a licitação do ramal Parangaba/Mucuripe deve ser finalizada neste mês. “A ordem de serviço deve sair em fevereiro”, afirma. Aragão confirma que o andamento de todos os projetos do Metrofor está “de acordo com o cronograma que foi apresentado pelo governador Cid Gomes”.

Fonte: Diário do Nordeste
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: