O metrô de Fortaleza pode chegar até o Pecém. A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) realiza estudos para estender a linha oeste, que hoje vai até Caucaia, para o município de São Gonçalo do Amarante. Segundo o diretor de Desenvolvimento da empresa, Edilson Aragão, esta possibilidade deve atender ao crescimento da demanda para aquela região com a instalação dos polos petroquímico e siderúrgico.
Ramal em Maranguape
Além desta expansão na linha oeste, a empresa também estudo o Ramal Maranguape a partir da linha sul. Ambos os projetos devem ficar “para depois”, segundo o diretor.
Cronograma
A linha oeste, que passa por melhorias, vai rodar com seis composições de quatro trens, os VLTs (Veículo Leve sobre Trilhos). Quatro unidades já chegaram a Fortaleza.
“As outras duas devem ser recebidas até fim de fevereiro”, garante Aragão. A capacidade é para transportar até 766 passageiros por viagem, cada composição. O edital para obras da linha leste está sendo elaborado e deve ser lançado até o fim deste ano. “Obras devem começar em 2013 e prevê-se seis anos para conclusão”, projeta o diretor de Desenvolvimento do Metrofor.
De acordo com ele, a licitação do ramal Parangaba/Mucuripe deve ser finalizada neste mês. “A ordem de serviço deve sair em fevereiro”, afirma. Aragão confirma que o andamento de todos os projetos do Metrofor está “de acordo com o cronograma que foi apresentado pelo governador Cid Gomes”.
Fonte: Diário do Nordeste
Últimos posts por Zeudir Queiroz (exibir todos)
- Menina de 6 anos é resgatada após sequestro no interior do Ceará - 22 de novembro de 2024
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024