
O Governo do Estado e o presidente do Metrofor, Hugo Fortes, anunciaram neste sábado (17) que o Metrô de Fortaleza deve iniciar suas operações a partir do dia 6 de junho de 2012, em fase de testes. Durante esse período, a população não pagará pelas passagens. Para o governador Cid Gomes, em 2013 o Metrofor deve operar comercialmente.
A direção do consórcio que constrói o Metrofor garante que a obra já chegou a 95% da sua execução. A parte subterrânea já está praticamente concluída. A linha Sul que vai ligar o Centro de Fortaleza até o município de Pacatuba, Região Metropolitana de Fortaleza, terá 24 quilômetros e 100 metros de extensão. Os trens que vão operar no trecho já estão sendo colocados na linha.
A promessa é transportar 350 mil passageiros por dia, fazendo a integração com o atual sistema de transporte público. Ao longo do percurso, vão funcionar 18 estações.
A obra recebeu investimento de pouco mais de R$ 1,7 bilhões. De fabricação italiana, dois trens já chegaram ao Ceará. Outros seis ainda vão ser desembarcados até o mês de fevereiro.
A construção do Metrofor é considerada fundamental para o plano de mobilidade urbana que está sendo preparado para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil e que tem Fortaleza como uma das cidades sedes dos jogos.
- Mutirão “Cadastro Único Vai Até Você” leva inclusão social às comunidades de Caucaia - 2 de abril de 2025
- Irmãos separados há mais de 40 anos se reencontram de forma surpreendente em Blumenau - 2 de abril de 2025
- Caucaia: Mercado das Malvinas passa a se chamar Mercado Sebastião Peixoto de Oliveira - 2 de abril de 2025