Polêmica: Papa Francisco não disse que animais vão para o céu

Robson Cavalcante

Boatos falsos de que papa Francisco havia falado dos animais irem para o céu quando morrerem teve repercussão mundial.

papa_francisco
Papa Francisco, argentino, líder da igreja Católica, não afirmou frase para nenhuma criança.

 Essa semana que passou foi marcada por uma matéria falsa de grande repercussão mundial que chamou atenção dos cristãos. Segundo a matéria publicada inicialmente pelo The New York Times, o papa Francisco teria afirmado que os animais iriam para o céu. Não demorou muito para que jornais do mundo inteiro replicassem a matéria e especulassem sobre as palavras que supostamente o argentino líder mundial da Igreja Católica teria dito. A verdade se encontra logo após o trecho abaixo da matéria sensacionalista:

O papa Francisco deu esperanças aos gays, aos casais não casados formalmente e aos defensores da teoria do big-bang. Agora, ganhou o carinho dos amantes da raça canina, dos defensores dos direitos dos animais e dos veganos.

Tentando consolar um menino desesperado pela morte de seu cachorro, Francisco disse-lhe, numa recente aparição pública na Praça de São Pedro, que “o paraíso está aberto a todas as criaturas de Deus”.

Rick Gladstone, repórter do The New York Times e autor da publicação, reconheceu o erro no dia seguinte e publicou uma nota de correção, esclarecendo que a frase dita pelo Papa não foi aquela publicada, na verdade, de acordo com a Rádio Vaticano, Francisco afirmou que: “A Sagrada Escritura nos ensina que o cumprimento desse projeto maravilhoso também afeta tudo ao nosso redor” e a frase não foi  dita a nenhuma criança, mas sim em uma audiência geral no Vaticano. Outra frase erroneamente atribuída a Francisco foi que: “Um dia, vamos ver nossos animais novamente na eternidade de Cristo. Paraíso é aberto a todas as criaturas de Deus”. Essa frase também não foi dita por Francisco, essa sim teria sido pronunciada para uma criança inconformada, mas pelo papa Paulo VI. Mas também foi só para consolar, pois o próprio papa Bento XVI afirmou em 2008 que para “outras criaturas, que não são chamadas à eternidade, a morte significa apenas o fim da existência na terra”. Já papa João Paulo II, uma vez falando sobre o assunto, citou o sopro de vida dado por Deus ao homem, que é relatado em Gênesis. Fez a citação com o intuito de comprovar que existe sim um espírito (e alma) nos homens, mas não nos animais. Redação Jornal dos Municípios.

Compartilhar notícia: