Erro no envio de dados impede de agricultores de Itapiúna de receber Garantia-Safra

Um erro no envio de dados ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, impediu agricultores de Itapiúna de receber o Garantia-Safra no mês de Setembro.Em uma reunião realizado  no Auditório da Secretaria de Educação do município foi reinstalado a Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias, onde na oportunidade foram corrigidos dados que foram enviados errados ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDA. Os agricultores não receberam o Garantia-Safra no mês de setembro devido o IBGE ter informado dados errados ao MDA e pela inatividade da Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias. A prefeitura de Itapiúna através da Secretaria de Agricultura mobilizou representantes do IBGE e da Coordenação Estadual de Estáticas Agropecuárias  para que o problema fosse resolvido. No entanto ainda não existe uma data prevista para que os agricultores comecem a receber o beneficio.
O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltada para os agricultores e as agricultoras familiares localizados na região Nordeste do país, ― que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.
Os agricultores que aderirem ao GS nos municípios em que forem detectadas perdas de, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca, milho ou outras atividades agrícolas de convivência  com o Semiárido, recebem a indenização prevista pelo Garantia-Safra diretamente do governo federal, em até seis parcelas mensais, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.
 
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: