Eleições 2024

Ceará vence o Macaé no Castelão e escapa do rebaixamento

Ceara escapaO Ceará está salvo da Série C do Campeonato Brasileiro. Com uma arrancada improvável de 19 pontos somados nos últimos 24 disputados, o time terminou a campanha com 45 pontos. O resultado que faltava para o elenco comandado por Lisca – o grande responsável pela reação – escapar do rebaixamento ocorreu neste sábado, quando o Alvinegro bateu o Macaé por 1 a 0, gol marcado por Rafael Costa. O atacante, melhor da partida entre os jogadores de linha, terminou como artilheiro do time na Série B, com nove gols.

O confronto que determinou a permanência do Ceará na Série B do Campeonato Brasileiro não foi dos melhores tecnicamente, mas esse aspecto pouco importava. O primeiro tempo foi todo do Ceará, ainda que o Macaé tenha evitado pressão constante tocando a bola no seu campo defensivo e tirando a velocidade da partida, o alvinegro, tentando manter os nervos no lugar apesar da obrigação da vitória, finalizou 10 vezes contra apenas uma tentativa do time do Rio de Janeiro que, atuando pelo empate, abriu mão de atacar.

Rafael Costa dava trabalho. Servido ora por Alex Amado, por Ricardinho ou Tiago Cametá, o atacante parecia se multiplicar em campo, sempre pronto para tentar o gol. Foram cinco chances, incluindo o tento de pênalti marcado aos 43 minutos, depois que Alex Amado subiu em disputa com Henrique e o árbitro viu falta na área.

No segundo tempo o Macaé voltou com Max e Aloisio nas vagas de Henrique e Ernani. O objetivo do técnico Toninho Andrade ficou escancarado. A busca pelo empate passou a ser a meta do seu time que, entretanto, encontrou um sistema defensivo muito bem organizado, que contava com todos os jogadores do Ceará participando a recomposição.

O Macaé tentou, ocupou o seu campo ofensivo, mas não criava nenhuma jogada real de perigo. Já o Ceará, que teve o contra-ataque à suas disposição, não aproveitou para ampliar. Ricardinho, Fabinho e Mazola perderam ótimas oportunidades, deixando a torcida desesperada no Castelão. Mas elas foram desnecessária porque apareceu o goleiro Éverson para fazer dois milagres em finalizações de Jones e Ramon. O jogador, então, se transformou no herói da partida.

A salvação estava consolidada e Lisca, definitivamente, entra para a história positiva do clube que estava com 98% de chance de rebaixamento, mas que segue com o orgulho de jamais ter sido rebaixado para a terceira divisão.

Fonte: http://esportes.opovo.com.br/

Zeudir Queiroz