Cariri – Aposentadorias ilegais estão sendo apuradas

Robson Cavalcante

3.454 esse é o número de casos indevidos de recebimento de pensões e aposentadorias de pessoas já falecidas que estão sendo averiguadas pelo Instituto Nacional de Seguro Social – INSS.

Imagem: Elizângela Santos
Juazeiro do Norte. Tudo começou após a prisão de uma dona de casa que sacava aposentadoria de uma tia depois de morta desde maio desse ano, nesse município.  O caso foi revelado através de uma denúncia anônima. Semelhante a esse caso, centenas deles podem estar se repetindo em regiões como Cariri, Centro-Sul e Sertão Central. Segundo a gerência executiva do INSS são 3.454 ações em apuração em cerca de 50 Municípios que fazem parte da área de abrangência de atendimento por parte da gerência, numa área de 11 agências.

Podem ser pessoas desavisadas, que deixaram de confirmar o óbito junto às agências, ou simplesmente estão abusando da boa fé. Contudo, o ato ilegal poderá terminar na Justiça.


As pessoas que foram comprovadas de estarem recebendo os valores de forma ilegal poderão responder por crime de estelionato.

A Polícia em Juazeiro do Norte suspeita de centenas de casos semelhantes acontecendo na cidade e vai continuar investigando esses crimes na região.                                                    
Fonte: Diario do Nordeste

Compartilhar notícia: