Biólogos registram aumento de 55% da fauna na região do Complexo Eólico Santo Inácio no Ceará

Mais de 200 espécies de aves e morcegos foram encontradas na região de Icapuí, desde o início do monitoramento

Na região de Icapuí, no Ceará, onde está localizado o Complexo Eólico Santo Inácio, empreendimento da Aliança Energia, biólogos registraram um aumento de 55% das espécies de aves e morcegos, desde o início do monitoramento, em 2019.

Em 2021, foram registradas 191 espécies de aves, das 451 conhecidas no Estado, de acordo com a lista de aves do Ceará, e pelo menos 32 espécies de morcegos, de 45 presentes no Ceará.

Os resultados obtidos em campo pela equipe técnica contratada pela Aliança Energia foram apresentados à Superintendência de Meio Ambiente do estado do Ceará por meio de um relatório do Programa de Monitoramento da Fauna Alada (aves e morcegos).

Segundo o analista de Meio Ambiente da Aliança Energia, Rômulo Fonseca da Silva, estes resultados comprovam a boa manutenção do ecossistema natural, preservação da natureza e equilíbrio nas cadeias alimentares do bioma Caatinga, predominante na região.

Rigor científico

Para realizar este monitoramento, a Aliança Energia contratou cinco profissionais, entre biólogos e assistentes de campo com alto nível de capacitação, como doutorado e mestrado, especializados nesses animais.

Rômulo explica que o trabalho é feito nas estações seca e chuvosa, para melhor observar o comportamento da fauna, e nos períodos diurnos e noturnos, já que as espécies têm comportamentos diferentes. A metodologia para identificação de morcegos é feita através de sonar, um aparelho que capta o som emitido por esses animais. A partir dele são identificadas as espécies, pois cada uma possui forma única de emissão.

“Todas as informações coletadas compõem esse relatório. A equipe realiza observação técnica, fotografia, escuta do canto, acompanha hábitos, verifica os ninhos e realiza caminhadas por pontos determinados. O resultado nos enche de orgulho, pois mesmo após quatro anos de operação do Complexo Eólico, fica comprovado que a energia que geramos é limpa, de baixo impacto ambiental e ainda auxilia a preservar o meio ambiente”, destaca Rômulo.

Proteção da Biodiversidade 

O Programa de Educação Ambiental da Aliança Energia realiza várias ações com o objetivo de ampliar o conhecimento da comunidade sobre o bioma caatinga e preservar a biodiversidade da região. Além do monitoramento, ações práticas realizadas no dia a dia garantem a presença dessas espécies da fauna.

“A ampliação da presença da fauna na região pode ser atribuída a diversos fatores como combate à caça, ronda motorizada 24 horas na área do Complexo Eólico, ações de educação ambiental junto às comunidades e escolas, regime de chuvas e campanhas de prevenção a incêndios florestais. Esses resultados indicam que todos nós, empresa e comunidade, temos conseguido conservar a flora e fauna, tornando o ambiente propício para essas espécies. Contamos com cada um para não queimar mato, lixo ou pastagens. Isso prejudica a floresta, os animais e a qualidade do ar que respiramos”, pontua.

Programa de Monitoramento da Fauna Alada 

A Aliança Energia realiza desde 2019 o Programa de Monitoramento da Fauna Alada, no Complexo Eólico Santo Inácio.  O programa tem como objetivo levantar informações para os grupos de aves e morcegos com a finalidade de subsidiar a avaliação dos efeitos causados à comunidade faunística durante a construção do complexo eólico, permitindo estabelecer medidas que minimizem os impactos no que se refere à perda da biodiversidade e desequilíbrios populacionais. 

O Complexo Eólico Santo Inácio está localizado no município de Icapuí, no Ceará e é composto pelos parques eólicos São Raimundo, Santo Inácio III, Santo Inácio IV e Garrote. O parque eólico tem 47 geradores e capacidade instalada de 98,7 MW, energia suficiente para abastecer cerca de 170 mil residências, no padrão de consumo médio brasileiro.

Fonte: Assessoria Serifa Comunicação
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: