Baixio o elege seu novo prefeito

Foto: José Cruz/Agência Brasil
O vereador Raimundo Araújo-Zico (PDT) foi eleito prefeito de Barro-Ceará, neste domingo (11 de dezembro de 2022). Ele obteve 2.743 votos (67,30%) contra 1.333 (32,70%) de Kacilda Alencar (PT). Raimundo Araújo (foto) vai governar Baixio o até 31 de dezembro de 2024. O prefeito José Tavares e o vice Vanderval Feitosa eleitos em 2020 foram cassados por crime de propaganda irregular, quando usaram os canais da Prefeitura para dar visibilidade de suas candidaturas.
Um total de 4.307 eleitoras e eleitores (77,03% do eleitorado apto) foram às urnas em Baixio, neste domingo (11), para escolher novo prefeito e vice-prefeito, cujos mandatos irão até 31 de dezembro de 2024. Com 67,3% dos votos válidos (2.743 votos), Raimundo Amaurílio Araújo Oliveira é o novo prefeito do município e Donizete Cavalcante é o vice. Ambos são do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Estavam aptas a votar 5.591 pessoas. Na suplementar, aproximadamente 170 pessoas estiveram envolvidas em todo processo eleitoral, o que inclui mesários(as), auxiliares de eleição, delegados(as) de prédio, terceirizados(as) e servidores(as) da Zona Eleitoral e de unidades do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), além de policiais militares. O presidente do TRE-CE, desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto, acompanhou as eleições presencialmente no município da região Centro-Sul e ressaltou que “a eleição ocorreu em paz, sem grandes intercorrências, de forma que os eleitores puderam escolher com muita tranquilidade seus próximos governantes”. O desembargador destacou a importância do trabalho da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) e da equipe da 92ª Zona Eleitoral, à frente da qual estão o juiz eleitoral Luzinaldo Alves Alexandre da Silva e o chefe de cartório Igor Mariano Figueiredo. “As equipes são muito afinadas, o que só contribuiu para que o andamento do pleito saísse a contento”, declarou o presidente. Durante todo o dia, houve apenas uma troca de urna eletrônica. A apuração dos votos foi realizada no Posto de Atendimento da Justiça Eleitoral em Ipaumirim, município vizinho a Baixio. A totalização foi concluída às 18h10. Os resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem ser acompanhados por meio do site resultados.tse.jus.br e do aplicativo Resultados, disponível gratuitamente na Google Play e na App Store.
Justificativa-Neste domingo, eleitores(as) de Baixio que estavam fora do domicílio eleitoral puderam justificar sua ausência por meio do aplicativo e-Título. A partir desta segunda-feira, 12/12, a justificativa pode ser feita ainda pelo e-Título ou pelo site do TRE. O(A) eleitor(a) deverá apresentar documento comprobatório do motivo a ausência (comprovação de viagem, por exemplo). Para quem está no Brasil, a justificativa pode ser realizada em até 60 dias após o pleito. Já quem estiver no exterior terá até 30 dias após o retorno ao Brasil para se justificar.
Diplomação e posse-Segundo a Resolução TRE-CE nº 912/2022, que fixou a data e aprovou instruções para a realização da eleição suplementar para os cargos de prefeito e vice-prefeito de Baixio, o juiz da 92ª Zona Eleitoral diplomará os(as) eleitos(as) até o prazo-limite do dia 30 de dezembro de 2022. Cabe à Câmara Municipal daquele município definir a data da posse dos eleitos.
Abstenção, votos brancos e nulos-A eleição suplementar de Baixio teve 22,97% de abstenção. Também houve 125 votos brancos (2,9%) e 106 votos nulos (2,46%). Equipes de prontidãoNo pleito deste domingo, além dos (as) colaboradores (as) que contribuíram presencialmente na 92ª ZE, algumas unidades do TRE-CE que atuam na logística do processo eleitoral ficaram de prontidão na sede do Tribunal. Os (as) servidores (as) acompanharam e deram suporte à Zona de forma remota.
Com informações do TRE-CE e
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: