Agressão em Fortaleza: integrantes de torcida organizada podem ser afastados dos estádios

Integrantes de torcida organizada que espancaram dois torcedores em Fortaleza na última quarta-feira (5) podem ser afastados dos estádios como forma de punição. Essa é uma das medidas possíveis após a agressão registrada na Avenida Eduardo Girão, onde dois jovens ficaram gravemente feridos e precisaram ser internados.

Segundo o promotor Edvando França, coordenador do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), o caso pode resultar em punições para as torcidas e até para o clube, se for comprovado que os agressores são membros de uma torcida organizada.

“A torcida pode ser proibida de frequentar o estádio e realizar festas. O torcedor, membro ou militante envolvido pode ser afastado de três meses a três anos. O clube também pode sofrer sanções, pois precisa adotar medidas educativas e preventivas com seus sócios e torcida organizada.”

Afastamento de Torcedores dos Estádios

De acordo com a Lei Geral do Esporte, torcedores presos em flagrante por atos de violência responderão por associação criminosa e tumulto, além de serem proibidos de frequentar arenas esportivas.

Caso o agressor não seja parte de uma torcida organizada, a ocorrência será tratada como violência urbana comum, sem aplicação da lei específica para torcedores.

Com informações do Gcmais

Zeudir Queiroz