Prefeitura de Caucaia promove mutirão para zerar filas de exame respiratório

A ação realizada na UAPS Francisco Paulo Pontes, na Jurema, faz parte de uma política da Secretaria de Saúde, que visa organizar e ampliar o acesso a procedimentos

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está promovendo um mutirão de espirometria desde o final de abril e ao longo do mês de maio. A espirometria é um exame que avalia a capacidade respiratória dos pulmões, medindo o volume de ar que eles podem conter e a velocidade com que o ar é expelido. Este procedimento é crucial para o diagnóstico de doenças respiratórias como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

A ação está sendo realizada na Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Francisco Paulo Pontes, localizada na Jurema. Faz parte de uma estratégia da Secretaria de Saúde para organizar e ampliar o acesso a esses exames, além de reduzir as filas acumuladas durante a pandemia de Covid-19. Este esforço visa diminuir o número de internações hospitalares ao proporcionar diagnósticos e intervenções precoces.

Secretário fala da importância do mutirão

Zózimo Medeiros, titular da SMS, destaca a relevância do mutirão: “Acreditamos que o resultado desse mutirão será o diagnóstico e a intervenção precoces em diversos casos de doenças respiratórias, facilitando o acesso à medicação e melhorando a qualidade de vida da nossa população caucaiense”.

Para participar do mutirão, os pacientes precisam ter passado por uma consulta médica nas unidades básicas de saúde e estar na fila de regulação. No dia 27 deste mês, mais 30 exames serão realizados no posto de saúde.

Com informações da Ascom Caucaia

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: