RUI FALCÃO VIRÁ AO CEARÁ TENTAR MANTER A ALIANÇA DO PT COM PSB

O presidente do PT nacional, Rui Falcão, irá iniciar uma série de encontros para tentar encontrar um consenso para as eleições deste ano. As conversas serviram para “pacificar” algumas desarmonias, como disputas internas e até mesmo, no Ceará, o recente imbróglio ocorrido entre o governador Cid Gomes (PSB) e o senador José Pimentel (PT). Falcão deverá desembarcar em Fortaleza no próximo dia 10 de março.O PT, assim como os partido aliados, já não esconde mais a insatisfação com a demora na escolha de um nome da sigla para disputar a Prefeitura de Fortaleza. Apesar do esforço para evitar prévias, a prefeita Luizianne Lins, também presidente estadual do partido, é a favor da disputa interna, como um sinal de vitalidade da legenda.
Já o deputado José Nobre Guimarães (PT), em entrevista ao O Estado, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, demonstrou opinião diferente. “Se depender da minha pessoa não irá haver prévia para a escolha do candidato que disputará a chefia da Capital. O nome poderá surgir naturalmente”, ponderou, ressaltando que a “unidade partidária é o melhor caminho para garantir a continuação da aliança que apoia a prefeita Luizianne Lins e o governador Cid Gomes [PSB]”.
Segundo ele, Falcão deseja a manutenção da atual aliança, embora almeje um nome forte para disputa. Guimarães informou ainda que haverá uma reunião em Brasília com os candidatos do PT nas capitais, incluindo Fortaleza. A reunião, porém, ainda não possui data marcada. Nesse encontro, o PT irá apresentar as estratégias de campanha do partido. “Queremos todos falando a mesma língua”, disse o deputado.

CORDA BAMBA
Antes das terras alencarinas, Rui Falcão desembarca em Belo Horizonte. Ele, porém, tentará encontrar um consenso no partido. A cúpula nacional deseja manter a aliança com o atual prefeito Mário Lacerda (PSB), mas uma parcela do PT mineiro resiste à parceria. Isso porque Lacerda decidiu oficializar a presença do PSDB na aliança.
No Ceará, o petista também tem a missão de desfazer o mal-estar gerado entre Cid Gomes e o senador José Pimentel (PT). Isso porque Pimentel disse à imprensa que verbas federais direcionadas ao programa habitacional Minha Casa Minha Vida e à refinaria Premium II foram devolvidas à União porque o governo estadual e prefeituras não possuíam projetos. Para o governador, a afirmação do senador é “uma declaração de guerra”.

Deputado quer definição do PT
A sucessão da prefeita Luizianne Lins (PT) está muito confusa, o que causa dificuldade para formação de alianças entre os partidos que pretendem disputar a Prefeitura de Fortaleza. Quem assegura é o deputado federal e presidente estadual do PP, José Linhares.
O PP espera a definição do governador Cid Gomes, também presidente estadual do PSB, para fixar um posicionamento acerca da sucessão de Fortaleza, seja para seguir a decisão do socialista ou lançar candidato próprio. Porém, o PT ainda não escolheu o postulante da sigla, o que, segundo ele, dificulta a formação de alianças, já que PMDB, PCdoB e PDT indicam que poderão ter candidatos próprios.
Questionado sobre a discussão interna, o deputado disse que o PP tem projeto de lançar candidato próprio ao cargo, mas só fará depois de entendimento com o governador e a indicação do PT. “Ainda estamos escutando os partidos para que possamos resolver o destino da legenda na sucessão da Capital”, disse.
Linhares, porém, assegurou que a sigla possui bons nomes para disputar, porém só fará após formar uma aliança forte e que, desta forma, tenha condições de apresentar um projeto ao eleitorado, caso contrário, os progressistas devem, seguir a tendência dos demais aliados de Cid Gomes. (com informações de Tarcísio Colares).

Fonte: O Estado
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: