O ex-presidente Lula recebeu nesta quinta-feira (22) do presidente da Índia, Pranab Mukherjee, o Prêmio Indira Gandhi pela sua “contribuição à paz, desarmamento e desenvolvimento”. A entrega aconteceu no palácio Rashtrapati Bhavan, em Nova Déli, onde Mukherjee ressaltou que os três princípios que fizeram Lula receber a homenagem são “os mesmos que defenderam Indira Gandhi e Mahatma Gandhi”.
Ao agradecer pela placa comemorativa, Lula destacou que o Prêmio pertence ao povo brasileiro. “O povo brasileiro soube compreender que sem luta pela paz e pela democracia não poderia ser possível construir o Brasil que temos hoje”, disse, citado pela agência de notícias Efe.
Sobre a crise econômica internacional, Lula afirmou que ela não foi originada pelos povos. “Pelo contrário, foi originada pela especulação e irresponsabilidade do poder financeiro. O mundo necessita de lideranças que não façam política em favor do mercado, mas em favor da gente”, ressaltou.
O Prêmio Indira Gandhi já foi entregue anteriormente a pessoas como o ex-presidente soviético, Mikhail Gorbatchov; e o ex-presidente americano, Jimmy Carter.
EBC Intenacional
- Operação Strike já soma 45 presos por ataques a provedores de internet no Ceará - 4 de abril de 2025
- Caucaia reforça operação contra pontos de lixo - 3 de abril de 2025
- Empresa Vitória completa quase 70 anos com reconhecimento nacional - 3 de abril de 2025