O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para chuvas intensas no início do feriado de Páscoa em sete estados da região Nordeste. De acordo com o Inmet, os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas devem enfrentar fortes chuvas de até 50 mm/dia, acompanhadas por ventos intensos de até 60 km/h. O alerta permanecerá em vigor até as 10h de sexta-feira (29).
Além das chuvas intensas, há riscos adicionais, como cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Orientações do Inmet:
- Em caso de rajadas de vento, evite se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também é aconselhável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
- Para mais informações e assistência, entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Monitor de Secas: Mudanças Climáticas na Região Norte
Enquanto o Nordeste enfrenta chuvas intensas, a região Norte do Brasil continua a lidar com condições de seca. Segundo o Monitor de Secas, a região Norte ainda mantém a maior intensidade do fenômeno, com 3% do território sofrendo de seca extrema e 25% sob seca grave.
Esta situação contrasta com as regiões Nordeste e Sudeste, que estão enfrentando chuvas intensas. No entanto, é importante observar que a seca persiste no Norte, com o fenômeno afetando 90% da área do Centro-Oeste. Entre os estados mais afetados estão o Amazonas, Pará e Mato Grosso.
Essas variações climáticas ressaltam a importância da conscientização e preparação para lidar com diferentes eventos meteorológicos em todo o país.
Com informações do Gcmais
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024