Unidades do IFCE aprovaram indicativo de greve

IFCE1Servidores de quatro unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) aprovaram indicativo de greve. Os servidores de Juazeiro do Norte, Iguatu, Acaraú e Sobral aprovaram o indicativo e se somaram ao cenário de mobilização, rumo à construção de uma greve geral, que vem sendo debatida por entidades em todo o País. Para aprofundar a análise do atual cenário e traçar os próximos passos para a mobilização nas unidades cearenses, professores e técnico-administrativos do Instituto estarão reunidos em assembleia geral, nesta sexta-feira, 29/5, às 16h, no Campus Fortaleza (Av. 13 de Maio, 2081), integrando o Dia Nacional de Paralisação, convocado pelas centrais sindicais.
A insatisfação crescente com as perdas de direitos e a consequente mobilização dos trabalhadores, rumo à construção de uma greve geral, vem crescendo em todo o País. Tal cenário é destacado por entidades como o Sindicato Nacional dos Servidores Federais de Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), a Associação Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (ANDES) e a Federação dos Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (FASUBRA), que têm trabalhado na preparação de um calendário de paralisações. No Rio Grande do Norte, servidores do IF enfrentaram uma greve que durou 68 dias. Já na Bahia, a paralisação dos servidores do IF continua. Em Sergipe, professores da Universidade Federal aprovaram dar início a greve no próximo dia 28.
 
A aprovação do indicativo de greve nas unidades do IFCE de Juazeiro e Iguatu – com assembleias realizadas na última terça-feira, 26/5 –, bem como nas unidades de Acaraú e Sobral – com assembleias realizadas na última quarta-feira, 27/5 –, esteve também motivada pelo descontentamento dos servidores destas unidades diante da perda de direitos que já haviam sido conquistados pela categoria. Com a garantia da jornada de 30 horas semanais ameaçada pela portaria 1025/GR, com a retirada do adicional insalubridade de setores que reconhecidamente estão associados à exposição dos trabalhadores a agentes nocivos à saúde, os servidores responderam com mobilização.
Nacionalmente, diversas categorias já confirmaram adesão ao Dia Nacional de Paralisação, que acontece nesta sexta-feira, 29/5. Transporte público, rodovias, portos, fábricas, canteiros de obra, universidades, comércio e escolas de várias capitais e cidades do País irão parar. A data vem sendo convocada por centrais sindicais como a CSP-Conlutas, CUT, CTB, Nova Central, UGT e Intersindical, e traz como eixo a luta contra o ajuste fiscal do governo Dilma Rousseff, o Projeto de Lei da Terceirização e as Medidas Provisórias 664 e 665, além de reiterar a defesa dos direitos e da democracia. Mobilização no IFCE No Ceará, o Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE), está convocando professores e técnico-administrativos a participar de assembleia geral, nesta sexta-feira, 29/5, às 16h, no Campus Fortaleza (Av. Treze de Maio, 2081). O debate da conjuntura nacional, que aponta para a construção de uma greve geral no País, e a definição de ações que respondam a atual realidade de perda de direitos, sobrecarga de trabalho e falta de democracia e transparência, enfrentada no cotidiano dos servidores, serão centrais durante a atividade. Serviço: O que: Assembleia Geral de Servidores do IFCE Quando: sexta-feira, 29/5 – Dia Nacional de Paralisação Horário: 16h (primeira chamada) Local: Campus Fortaleza (Portaria do Aluno). Av. 13 de Maio, 2081, Benfica.
Zeudir Queiroz

One thought on “Unidades do IFCE aprovaram indicativo de greve

  1. Herleila Silveira disse:

    “Meu cristo! Mal iniciou o semestre já ficaremos sem aula?”

Comments are closed.

Compartilhar notícia: