No Clima da Caatinga, que atua na preservação do bioma, e Pirambu Digital, que capacita jovens da periferia, recebem premiações nacionais
Dois projetos cearenses nas áreas de juventude e de preservação do meio ambiente ganham reconhecimento em premiações nacionais. No Clima da Caatinga, projeto da Associação Caatinga que busca a preservação do bioma, recebeu pela segunda vez o Prêmio Von Martius de Sustentabilidade 2015, na categoria Natureza. Já na oitava edição do Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social, a cooperativaPirambu Digital, que desenvolve cursos profissionalizantes com jovens no bairro Pirambu, está entre os três finalistas na categoria Juventude. O anúncio do projeto vencedor será feito dia 10 de novembro.
Com trabalho de formação na área de informática, suporte técnico e desenvolvimento de programas, o Pirambu Social existe desde 2007 e já atendeu há mais 3 mil jovens com idades entre 18 e 29 anos.
“A ideia dessa formação de seis meses é que ao final esses jovens possam montar o próprio negócio ou participar da nossa cooperativa. Hoje, boa parte dos nosso 40 cooperados se formaram nesses cursos”, explica Jocilda Ribeiro, vice-presidente da cooperativa.
O projeto cearense concorre com o finalista de Pernambuco “Contos de Ifá” – a tecnologia permite ampliar as formas de expressar a cultura de comunidades de matriz africana – e o de Santa Catarina “Inclusão Digital para Juventude Rural – De olho na terra”. O vencedor receberá premiação de R$ 50 mil e os outros dois ganham cada um R$ 25 mil.
“A premiação é importante, porque nossos cursos são gratuitos e isso ajudará a mantê-los e levá-los a cada vez mais jovens, em um bairro com altos índices de violência. Além disso, é um reconhecimento ao nosso trabalho e isso ajuda e muito a autoestima dos jovens”, aponta.
Caatinga premiada
Em quatro anos de existência, este é o quinto prêmio nacional que o projeto No Clima da Caatinga recebe. Apesar de não ter aporte financeiro, o Prêmio Von Martius, para Daniel Fernandes coordenador financeiro do projeto, é uma certificação importante e pode trazer novas parcerias.
Apoiado pelo Programa Petrobras Socioambiental, o programa atua na Reserva Natural Serra das Almas, entre os municípios de Crateús, há 350 quilômetros de Fortaleza, e Buriti dos Montes, no Piauí, e em 28 comunidades rurais do entorno.
De acordo com o coordenador, o No Clima da Caatinga atua em quatro linhas: de educação ambiental, para mobilizar e engajar pessoas; de restauração florestal, com plantio de 31 mil mudas de plantas nativas em áreas degradadas, em nascentes e matas ciliares; na conservação dos 5.840 hectares de caatinga preservada; e no estímulo para que proprietários rurais protejam o bioma.
“Disseminamos tecnologias sustentáveis, para harmonizar a relação do homem do campo com a caatinga”, aponta o coordenador. Ele cita cisternas de placa, capacitação para compostagem, cultura de abelhas jandaíra, forno solar e fogão eficiente como tecnologias que aumentam a arrecadação financeira das famílias sertanejas e preservam a natureza.
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024