Eleições 2024

Profetas das chuvas mostram previsão amanhã em Quixadá

O maior evento do Estado que reúne os estudiosos populares da natureza acontece no Sertão Central

Quixadá. Tudo pronto para a realização de mais um Encontro dos Profetas da Chuva, neste município. Eles se reúnem todos os anos para anunciar suas previsões acerca da quadra invernosa baseados na observação dos sinais da natureza. Quando esses observadores da natureza, de todos os cantos do Ceará e até de Estados vizinhos, estiverem reunidos na manhã deste sábado, 11, serão os protagonistas dos 18º evento promovido pelo comerciante João Soares e pelo engenheiro químico Helder Cortez. O Encontro é realizado, tradicionalmente, no segundo sábado de janeiro no entorno do Açude Cedro.

Erasmo Barreira e Ribamar Lima fazem seus estudos observando os ninhos das aves marias-de-barro. Eles, no entanto, discordam nas avaliações fotos: alex pimentel

Conforme os organizadores, os portões do Parque de Exposições da Associação de Caprinos e Ovinos do Ceará (Acocece), local do evento, a cerca de 5Km do Centro da cidade, estarão abertos a partir das 6 horas. Logo após o café da manhã e a inscrição dos participantes, o mestre da cerimônia, Helder Cortez, atrairá a atenção do público apresentando um a um os profetas. E, após divulgar o diagnóstico do ano passado, fará sua famosa pergunta: “E agora senhor profeta, qual a sua previsão para o inverno deste ano?”.

Expectativa

Dois deles, Erasmo Barreira e Ribamar Lima, já garantiram presença no Encontro. Juntamente com outros 30 cientistas populares, como também fazem questão de serem reconhecidos, causarão momentos de expectativa para muitos lavradores cearenses. Quando a maioria aponta boas perspectivas para a quadra chuvosa, a também maioria dos trabalhadores rurais não receia em brocar a terra para iniciar o plantio de feijão, milho e legumes. Também é hora de soltar a bicharada para engordar no pasto. O mato seco logo se transformará em alimentação farta para bois, cabras e carneiros.

Entretanto, se depender de Erasmo Barreira e Ribamar Lima, a definição acerca do inverno no Interior do Estado só ocorrerá após o encerramento do Encontro. Apesar de encontrarem os ninhos de Marias-de-barro com a porta virada para o poente, anunciando a chegada da chuva, o radialista Ribamar Lima avalia o período chuvoso deste ano, de fraco a regular.

Discordância

O amigo e poeta popular Erasmo Barreira discorda. Para ele haverá bom inverno este ano. A Maria-de-barro não estava no ninho. Para Ribamar, havia saído para colher mantimentos para época difícil por vir. Erasmo, discordava, o pássaro havia saído para assegurar os alimentos, pois quando começar a chover vai se tornar mais difícil sair em revoada.

Para João Soares, apesar do Encontro promovido pelo Instituto de Pesquisa, Viola e Poesia do Sertão Central, realizado pela Mungango Produções, buscar a preservação dessa cultura secular, herdade de pai para filho, existe uma disputa sadia entre os participantes, a qual considera mais como um desafio, de melhor conhecedor dos sinais da natureza.

Quem acerta ganha prestígio e quem erra é obrigado a aguentar a gozação dos outros profetas, mas tudo com muito bom humor. De uma forma ou de outra, quando o resultado é apresentado, o lavrador decide sua sorte, se madruga no campo ou se recolhe a enxada.

Quem entende muito bem essa expectativa do homem do campo é o engenheiro agrônomo José Maria Pimenta.

Atualmente, ele é o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce). De família rural, Pimenta carrega consigo essa herança do sertão. Entende o anseio de quem mora no campo e sobrevive dos seus recursos.

A água é o principal deles, conforme reconhece. Ele é um dos convidados para o Encontro e deverá aproveitar a oportunidade para apresentar seu prognóstico, baseado nos números de pesquisas da Ematerce.

O secretário estadual do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, e o ministro da Integração Nacional, Francisco José Teixeira, também foram convidados para o evento.

Conforme João Soares, o objetivo do Encontro neste ano, além das previsões tão aguardadas, é fortalecer essa cultura e assegurar sua preservação também em outros municípios do Ceará.

Desta vez, a organização do evento convidou prefeitos de vários municípios do Interior. Além de trazerem seus representantes, os gestores públicos poderão discutir alternativas para a problemática da seca.

Registro da Funceme

Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até o encerramento desta edição, ontem, havia sido registradas chuvas em 35 municípios do Ceará.

As regiões onde ocorreu o maior número de precipitações foi no Litoral Norte e na Ibiapaba. Em Moraújo, situado na margem direita do Rio Coreaú, na Zona Norte, choveu 42mm. Em Pacujá, na microrregião de Sobral, a chuva foi de 40mm.

Em Senador Sá e Frecheirinha, também na Zona Norte, os pluviômetros da Funceme apontaram 39mm. Nos outros 31 municípios as chuvas foram abaixo dos 25mm.

Em Sobral, os registros do órgão oficial de meteorologia do Estado apontaram 24,2mm. São efeitos do vórtice ciclônico, um sistema meteorológico de grande circulação de ventos em elevada altitude – cerca de 12 mil metros – com formação de nuvens carregadas nas bordas dessa circulação.

O vórtice deverá continuar atuando no Ceará até esta sexta-feira, havia explicado o meteorologista Raul Fritz. A Funceme deverá divulgar seu prognóstico somente na segunda quinzena deste mês, após estudos feitos por órgãos de meteorologia.

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR

Mais informações

XVIII Encontro dos Profetas
da Chuva, de hoje a domingo
Parque de Exposições da Acocece
Estrada do Açude Cedro Km 03–
Quixadá – (88)9635.0828

Fonte: Diário do Nordeste

Zeudir Queiroz