Iniciados os preparativos para a Festa de Nossa Senhora Santana em Santana do Cariri

Cerca de 4 mil pessoas estão sendo esperadas pela comissão organizadora da Festa da Padroeira de Santana do Cariri, nossa Senhora Santana, para participarem da condução do pau da bandeira que sairá do bairro de Inhumas neste próximo dia 16, ás 16 hs, rumo ao pátio da Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana, onde será erguido pelos populares, em cujo ato será ficada a bandeira da nossa excelsa padroeira. O evento de cunho religioso contará com a Banda de Musica Municipal, Banda Cabaçal e trios elétricos que animarão todo trajeto, dando um brilho especial a animação, o que por si só já demonstra a força de preservar as tradições do nosso povo, enquanto os carregadores do pau da bandeira incansavelmente se revezam durante todo o percurso numa demonstração de fé religiosa e religiosidade cristã.

            O secretário de cultura e turismo do município, Mauricio Matos, enfatiza que todos os ritos para a celebração da festa de Nossa Senhora Santana estão sendo cumpridos rigorosamente, para que possamos realizar uma grande festa de 16 e 26 de julho. Há uma equipe de secretaria de cultura e turismo do município trabalhando para organizar e divulgar nossa festa em todos os recantos do município e cidades circunvizinhas. Os cartazes da festa com a programação religiosa e social já foram afixados em pontos estratégicos da região como forma de convidar pessoas de todas as classes sociais à participar desse evento que já é o terceiro maior da região caririense.

            A pré-festa religiosa, teve início no dia 05 de julho e se estenderá até o dia 11/07 com a peregrinação da Imagem de Senhora Sant’Ana pela comunidades. Dia 13 de julho teremos a condução do pau da bandeira da mata do sítio  São Gonçalo até o Bairro de Inhumas, onde o mastro será devidamente preparado para sua condução pelos fies até a sede do município dia 13 de julho.

Todos os dias haverá missa pela manhã, novenas a noite e logo após festa dançante no calçadão Cel. Felinto Cruz,  animadas por atrações locais e regionais com duas, três e até quatro atrações por noite. A estrutura do entorno do calçadão contará com barracas e um grande palco armado com estrutura de iluminação e som para apresentação das atrações.

A pré-festa religiosa, teve início no dia 05 de julho e se estenderá até o dia 11/07 com a peregrinação da Imagem de Senhora Sant’Ana pelas comunidades e  será encerrada com uma grande moto-carreata que sairá da Igreja Matriz de Senhora Santana,  percorrendo o seguinte trajeto: Inhumas, Araporanga, Latão, Nova Olinda, Pedra Branca, Mororó e Santana do Cariri, as comunidades que estão recebendo a imagem da santa padroeira, receberam total ornamentação por parte do poder publico e dos moradores..

Há, uma estimativa que durante os dez dias de festa passem por Santana do Cariri, uma média de cinco mil pessoas por dia, que vem renovar suas procissões de fé e pagarem suas promessas, a festa contará ainda, com um bom efetivo policial a fim de proporcionar uma melhor segurança aos participantes.( Amaury Alencar)

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: