Saiba o que abre e fecha em Fortaleza nesta segunda-feira (1º), feriado do Dia do Trabalho

Foto: Divulgação
Na próxima segunda-feira (1º) é celebrado o Dia do Trabalho, feriado nacional. A homenagem remonta ao dia 1º de maio de 1986, quando uma greve foi iniciada na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, visando melhores condições de trabalho. A data altera o funcionamento de alguns serviços e estabelecimentos em Fortaleza. Veja abaixo:

O que abre e fecha no Dia do Trabalho

SUPERMERCADOS
Os supermercados do Ceará funcionarão normalmente na segunda, seguindo o horário de cada estabelecimento, conforme a Associação Cearense de Supermercados (Acesu).
POSTOS DE COMBUSTÍVEIS Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos), os postos de combustíveis terão fluxo normal em todo o Ceará. PADARIAS As padarias funcionam normalmente, seguindo o horário individual de cada estabelecimento. O mesmo vale para bares e restaurantes do estado. LOJAS O comércio de Fortaleza e do segmento de material de construção não abrirão durante o feriado, segundo comunicado dos Sindicatos das duas categorias. CENTRO FASHION Não haverá funcionamento no feriado do Dia do Trabalhador. CAGECE A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) vai funcionar em regime de plantão durante o feriado do Dia do Trabalhador para manutenção das redes de água e esgoto em Fortaleza e no interior do estado. As lojas de atendimento da Cagece estarão fechadas e retomarão o atendimento na terça-feira (2). O órgão orienta aos clientes que necessitarem de atendimento durante o feriado que entrem em contato pela Central de Atendimento (0800.275.0195), o aplicativo Cagece App (disponível para Android e iOS) ou por meio da Gesse, assistente virtual que atende no portal da Cagece. ENEL

A Enel Distribuição Ceará montou um plano de ação especial para o feriado: as lojas de atendimento estarão fechadas no dia, mas reabrem normalmente no dia 2, terça-feira. Equipes da companhia atuarão em campo durante o feriado.

CORREIOS Não haverá atendimento nas agências. BANCOS As agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público. AGÊNCIAS DO INSS As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas em todo o país. As atividades serão retomadas normalmente na terça-feira, dia 2 de maio. METRÔ A Linha Sul, o VLT Parangaba-Mucuripe e a Linha Oeste terão operação em horários especiais na segunda-feira (1º). Nas três linhas, o encerramento da operação ocorre mais cedo que o habitual e os horários de partida em cada estação também serão diferentes. Não haverá funcionamento nos VLTs de Cariri e Sobral.

Na Linha Sul, as últimas viagens serão às 18h e 18h10, saindo das estações Carlito Benevides (Pacatuba) e Chico da Silva (Fortaleza), respectivamente. No VLT Parangaba-Mucuripe, as últimas viagens serão às 17h30, saindo das estações Iate e Parangaba. As duas linhas iniciam a operação no horário de 5h30.

Já na Linha Oeste, a última viagem saindo da Estação Moura Brasil será às 17h30 e saindo da Estação Caucaia será às 16h45. Excepcionalmente nesta data, o início da operação na Linha Oeste será às 9h30, saindo da estação Moura Brasil e às 10h15, saindo da Estação Caucaia. SHOPPINGS Iguatemi Bosque

Lojas e quiosques – Fechado Praças, lojas e quiosques de alimentação e lazer – 10h30 às 22h Restaurantes – 11h às 23h Cinema – 13h às 22h Supermercados – 7h às 22h Laboratório Emílio Ribas – 7h às 17h Cactus Sports Park – Fechado Cobasi – 9h às 21h CLDO – Fechado Lotérica – Fechado Correios – Fechado Polícia Federal – Fechado Detran – Fechado Casa do Cidadão – Fechado

RIOMAR FORTALEZA Praça de Alimentação: 10h30 às 22h Restaurantes Espaço Gourmet/Boulevard: 12h às 22h RioMar Fortaleza Online: 10h às 21h Serviços: Academia R2: 08h às 16h Entretenimento: Game Station: 12h às 22h Cinepólis: verificar programação no site RIOMAR KENNEDY

Praça de Alimentação: 10h30 às 22h Restaurante Kina do Feijão Verde: 11h às 22h Cervejaria Turatti: 11h às 22h RioMar Kennedy Online: 10h às 21h Serviços:

Abtran: 8h às 17h Clínica Kennedy: 8h às 17h Clínica SIM: 6h30 às 20h Lavateria: 7h às 22h Entretenimento: Cinepólis: verificar programação no site. SHOPPING ALDEOTA Lojas, quiosques e praça de alimentação não abrirão. Apenas o supermercado Pão de Açúcar ficará aberto no horário das 9h às 19h. DEL PASEO

O Shopping Del Paseo informou que terá funcionamento alterado neste feriado do Dia do Trabalhador. Lojas e quiosques fecham durante todo o dia, e as operações de alimentação e lazer, assim como Mercadinhos São Luiz, funcionam em horário diferenciado:

Lojas e quiosques: fechados. Praça de alimentação: 11h às 22h. Day Play: 11h às 22h. Cinema: a partir de 13h. Caixa Econômica Federal: fechada. Lojas Americanas: fechada. Mercadinhos São Luiz: 7h às 22h SEFIN e SEUMA: fechados. BENFICA Durante a data, o funcionamento de lojas, quiosques e box estará fechado. Já as operações de entretenimento e praça de alimentação deverão abrir normalmente.

Origem do Dia do Trabalho

No Brasil, o dia foi instituído pelo presidente Artur Bernardes em 1925, mas foi Getúlio Vargas que popularizou o dia do Trabalhador promovendo grandes comícios, quando geralmente eram anunciadas medidas e leis em favor da classe trabalhadora, como em 1951, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro.

Em 1940, foi instituído o decreto-lei nº 2162, de 1º de maio daquele ano, que criou o salário mínimo e definiu valores.
Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: