Motoristas e cobradores de microônibus, as chamadas topics, que fazem o transporte complementar entre a Capital e os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), estiveram em uma mobilização no Palácio da Abolição, ontem, exigindo a introdução do Bilhete Único Metropolitano no seu sistema. Cerca de 70 veículos foram estacionados em ruas no entorno do Palácio. Membros de 13 cooperativas participaram da manifestação e a Rua Silva Paulet, que dá acesso a entrada de veículos no prédio, chegou a ser bloqueada pela Polícia Militar.
“O governo do Estado implantou, há um mês e seis dias, o bilhete único nos ônibus e não inseriu no nosso transporte. Com isso, já tivemos uma perda de 25% do nosso mercado, que nos conscientiza que daqui há um mês ou três estaremos fora do sistema”, disse o presidente da Federação das Cooperativas Unificadas do Estado do Ceará (Fecauce), Agostinho Cleson.
O sistema complementar possui 227 vans distribuídas em 16 regiões da RMF, com mais de 200 permissionários sobrevivendo do transporte alternativo. A categoria foi recebida pelo superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Igor Ponte, e pelo secretário das Relações Institucionais, Nelson Martins, e um novo encontro foi marcado para a próxima terça-feira (12), após análise das reivindicações. A Pasta informou, ainda, que aguardará o posicionamento jurídico para publicar o decreto de regulamentação do Bilhete Único.
A ferramenta completou um mês de funcionamento na última sexta-feira (1º), com o total de 34.967 pessoas cadastradas. O benefício é destinado a residentes dos 14 municípios da Região Metropolitana e da Capital.
Cadastro
Conforme o Estado, o Bilhete Único viabiliza uma economia diária de R$ 4,00, nos trechos de ida e volta, quando o passageiro faz a integração do sistema metropolitano com o sistema urbano de Fortaleza ou vice-versa. O cadastro para ter acesso ao benefício deve ser feito com o documento de Identidade (original e cópia), CPF e comprovante de endereço. Os pontos fixos de atendimento estão em Fortaleza (Praça José de Alencar, terminais de Parangaba e Antônio Bezerra, Vapt-Vupt de Messejana e sede do Sindiônibus; em Maracanaú (North Shopping) e em Caucaia (Praça Fausto Dário Sales). O atendimento é realizado das 8 às 17 horas.
O cartão pode ser usado nas linhas metropolitanas dos municípios de Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Maracanaú, Maranguape, Guaiúba, Pacatuba, Aquiraz, Eusébio, Horizonte, Itaitinga, Pacajus, Chorozinho, Cascavel e Pindoretama, além de Fortaleza.
Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
- Ceará garante vaga na Série A de 2025 com empate e ajuda dos resultados da rodada - 24 de novembro de 2024
- Prefeito eleito de Choró se entrega à polícia após operação do MP-CE - 24 de novembro de 2024
- Subprocurador pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por golpe de estado - 23 de novembro de 2024