Polícia investiga motorista que atropelou e matou o cão Jacó no Porto das Dunas

Após a repercussão da morte de Jacó, cão da raça border collie e campeão de freestyle, no Porto das Dunas, a Polícia Civil informou que já investiga a autoria do suposto crime. Segundo testemunhas, o animal foi atropelado de propósito na areia da praia, no último sábado, 23. A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) apura as circunstâncias acerca do atropelamento em Aquiraz. A especializada atua na Capital e Região Metropolitana. “A Polícia Civil trabalha com o objetivo de identificar e localizar o condutor do veículo”, informa a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará. A pasta aproveita para reforçar que a fiscalização de circulação nas praias é de competência do município, conforme estabelecido pelo art. 24 inciso VI e VII do Código de Trânsito Brasileiro. Contudo, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran) auxilia nas fiscalizações. O blog Pet&Cia buscou a Prefeitura de Aquiraz mas não teve as ligações atendidas na tarde desta segunda, 25.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam ajudar na localização dos suspeitos. As denúncias podem ser feitas pelos números (85) 3247.2630 / 3247.2637, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). O sigilo e o anonimato são garantidos.

Morte

Jacó e seu tutor, Vladinir Maciel, estavam na faixa de areia, quando uma caminhonete de modelo Volkswagen Amarok atropelou o animal. O motorista fugiu sem prestar socorro. As tentativas de socorro ao animal não tiveram sucesso. Adestrado e habilidoso, o border collie de 9 anos estava no auge da carreira em competições. Ele representaria o Brasil na Crufts, maior competição de cães do mundo, semana que vem, no Reino Unido. Ele ficou conhecido pelos truques e habilidades mostrados em programas de televisão e concursos nacionais e internacionais. Era chamado de “o cão mais habilidoso do Brasil”. “É com muito pesar que informamos o falecimento do nosso querido supercão Jacó. Além de ser atleta, ele era um membro da nossa família, muito amado por todos. Hoje, estávamos na praia, como de costume, quando um carro 4×4 propositalmente o atropelou e fugiu sem prestar socorro. Cachorro na praia sim, carro não! Jacó, você estará sempre em nossos corações!”, compartilhou o tutor Vladinir Maciel, em redes sociais. Na tarde deste domingo, 24, grupo protestou na Beira-Mar de Fortaleza pedindo justiça ao caso. A hashtag #carronapraianao tem sido compartilhada nas redes sociais. Fonte: O Povo Online
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: